Terminou nesta sexta (27), em BH, a 5ª edição da Semana Internacional do Café. O maior evento nacional do setor – e um dos cinco maiores do mundo – superou expectativas e quebrou recordes de público, negócios e de eventos realizados.
Durante a abertura, o presidente da FAEMG, Roberto Simões, destacou a importância do setor para a geração de empregos e renda para o estado:
“Este ano o café vai render mais de R$20 bilhões no Brasil e, segundo estimativas oficiais, Minas Gerais deverá recolher 24 milhões de sacas, representando cerca de 54% da produção nacional. Daí a importância do estado, em termos de geração de renda e exportação, para o país. Por isso, nos empenhamos tanto em produzir a Semana Internacional do Café, que nesta quinta edição trouxe mais de 30 compradores internacionais, jornalistas e formadores de opinião para conhecer e difundir o nosso café pelo mundo, porque temos diversidade e qualidade”.
Um dos realizadores da SIC, o SISTEMA FAEMG realizou encontros e palestras e recebeu produtores, torrefadores, exportadores, baristas e consumidores para apresentar a qualidade e variedade dos cafés mineiros e o trabalho da entidade pelo desenvolvimento da produção. Veja os destaques.
Espaço Café+Forte
Participantes e interessados no programa de gestão da cafeicultura Café+Forte receberam treinamentos práticos, com simulação de situações.
“Foi uma oportunidade valiosa de troca. Levamos para a SIC os produtores que já são acompanhados pelo Café+Forte, possibilitando seu acesso a toda a cadeia e, ao mesmo tempo, apresentamos aos visitantes da feira o que o programa oferece”, Ana Carolina Gomes, coordenadora do Café+Forte.
Reunião Conjunta
Os membros das Comissões de Cafeicultura Nacional (CNA) e Estadual (FAEMG) se reuniram para discutir sobre o fechamento da safra atual, e a preparação e as perspectivas para a próxima safra.
“Dois pontos se destacaram nesse encontro. Um deles é a incidência, e principalmente, o combate, à broca-do-café, que tem causado muitos prejuízos a toda a cadeia. O outro foi o efeito da falta de chuvas na safra 2018. As condições climáticas certamente terão muito impacto na perspectiva que o mercado tinha de uma grande safra para o próximo ano” – Breno Mesquita, diretor da FAEMG e presidente das Comissões Nacional e Estadual de Cafeicultura.
Seminário Interagro Café.
Promovido pela FAEMG, CNA e Apex Brasil, apresentou os caminhos da exportação; seus desafios e oportunidades. Especialistas falaram sobre mercados mais promissores, como se diferenciar e as alternativas para a comercialização internacional da produção, além de um passo-a-passo para iniciar no mercado. Caso de sucesso, o cafeicultor Fernando Reis Costa, do Café Fazenda Caeté, falou sobre sua experiência junto aos mercados chinês e indiano.
“A SIC é o maior evento do Brasil a reunir desde a produção até a indústria final do café. Por isso, é o espaço perfeito para falarmos sobre exportação. Como o Brasil, que já é o maior exportador mundial, ainda pode conquistar novos mercados. Como o pequeno ou médio produtor podem se beneficiar do processo de produção, quais os riscos e vantagens e como deve ser o planejamento desse processo”. – Ligia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA
ATeG Café
Os produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café do Senar Minas fizeram bonito nas rodadas de cupping. Compradores do Brasil e do exterior provaram e aprovaram os grãos, cultivados nas regiões Sul de Minas e Matas de Minas. Também foi realizada a premiação do concurso para eleger os melhores cafés dentre essas propriedades, nas variedades Cereja Descascado e Natural. Uma caravana de cerca de 400 produtores participou da feira.
“A intenção ao levar os produtores para a SIC foi mostrar a eles o que acontece “da porteira para fora. Estamos muito acostumados à produção, ao trabalho na fazenda, mas sabemos pouco do que acontece nas feiras e nos grandes eventos, no mercado do café”, Caio Sérgio de Oliveira, coordenador estadual do ATeG Café.
Estande FAEMG
Em uma grande casa de fazenda colonial, os visitantes conheceram mais sobre a atuação da Federação, do SENAR MINAS, do INAES e dos Sindicatos, além dos cursos, treinamentos e programas especiais oferecidos pelo Sistema.
“A FAEMG atua em projetos para promoção dos cafés de Minas Gerais, criação de Indicações Geográficas e busca da valorização dos grãos produzidos no estado. Oferece também o Café+Forte, programa de gestão da atividade que ajuda o produtor a administrar o custo da produção e identificar o momento mais vantajoso para negociar sua safra. Além disso, o SENAR MINAS oferece 14 cursos ligados à cafeicultura, que vão do plantio à colheita mecanizada e outros treinamentos demandados pelo setor, como aplicação de agrotóxico, tratorista, derriçadora, custos de produção e de gestão”. Aline Veloso, coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG
Empório Senar Minas
Os visitantes provaram e aprovaram alguns dos mais tradicionais produtos da culinária mineira. Queijos, doces, licores e defumados foram alguns dos itens que movimentaram um grande volume de vendas nos três dias de evento.
“A SIC cresceu muito. Ampliou a programação de eventos simultâneos, atraiu um público ainda maior e mais diversificado, com caravanas das mais diferentes regiões. Achamos que era hora também de crescer nossa participação no evento, e ampliamos o estande e número de expositores. Foi uma aposta que se mostrou muito acertada. Comemoramos sucesso total de vendas, com expositores muito satisfeitos” – Suzana Diniz, coordenadora de eventos do Senar Minas.