O preço pago ao produtor de leite do Brasil é o menor dos últimos oito anos, afirma o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A cotação em janeiro foi de R$ 0,9832/litro na média Brasil líquida (não inclui frete nem impostos).
O valor é o menor desde fevereiro de 2010, quando o valor foi de R$ 0,9369 (valores deflacionados pelo IPCA de dezembro de 2017). Na comparação com janeiro do ano passado, o recuo é de 20%. A média Brasil considera os preços nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo o Cepea, a desvalorização se deveu à fraca demanda na ponta final da cadeia, que continua enfraquecida. “Por isso, tem limitado os volumes de negociações entre indústrias e atacados/varejos”, diz em relatório. “O consumo interno segue abalado pela perda do poder de compra do brasileiro em função do período de recessão econômica”, completou.
Para os pesquisadores, ainda que os indicadores macroeconômicos indiquem recuperação econômica, a resposta do consumidor é lenta, o que dificulta prever o comportamento do mercado. Para fevereiro, a maior parte dos agentes entrevistados pelo Cepea acredita em estabilidade nas cotações do produtor.
Diário do Comércio