Faemg participa de primeira reunião do Núcleo de Relações Internacionais da CNA, em Brasília
O Sistema Faemg Senar esteve presente na primeira reunião presencial do Núcleo de Relações Internacionais da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) realizada nesta quarta-feira (22/03), em Brasília. O núcleo foi lançado em novembro do ano passado para, entre outras funções, cuidar da defesa dos interesses do produtor em mercados internacionais, definir agenda prioritária de trabalho, disseminar informações estratégicas sobre comércio internacional e dar apoio à internacionalização, por meio do Projeto AGRO.BR.
O encontro teve a presença de representantes de 22 estados. A assessora técnica, Aline Veloso, foi a representante da federação mineira, e segundo ela, a reunião do núcleo foi muito proveitosa, pois os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e as ações desenvolvidas no âmbito da Superintendência de Relações Internacionais da CNA. “Tivemos uma visão panorâmica e tomamos conhecimento de tudo que a Superintendência da CNA e a formação do poderá oferecer como suporte às federações”, avaliou.
Para Aline, um dos destaques do encontro foi a palestra proferida pelo consultor e embaixador brasileiro, Mário Vilalva, que apresentou aos participantes um histórico das relações comerciais do Brasil, as negociações com outros países para o comércio e, em especial, o firmamento dos acordos comerciais estabelecidos ao longo dos últimos anos. “Ele fez vários alertas sobre a importância do setor do agronegócio para o comércio internacional e deixou evidente que o Brasil se posiciona como extremamente estratégico para a segurança alimentar do mundo. Nós produzimos e somos importantes para o mercado, para além disso, temos produtos de qualidade, garantimos a nossa própria segurança alimentar e disponibilizamos para o mundo o nosso excedente de produção”, explicou a assessora.
Minas é destaque no Projeto AGRO.BR
Outro aspecto da reunião que chamou a atenção de Aline Veloso foi a relevância atribuída pela CNA ao Projeto AGRO.BR, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), que visa estimular a participação dos estados na promoção das exportações de pequenos e médios produtores rurais. Desde o início do programa, Minas Gerais foi o estado que mais aderiu produtores à iniciativa em todas as cadeias produtivas prioritárias. no Projeto AGRO.BR. Em 2022, foi firmado novo acordo com a Agência, direcionado ao fortalecimento do produtor para atingir mercados mais especializados, a participação em feiras internacionais e várias outras ações. “Este é mais um dos motivos que justifica a nossa expectativa bastante positiva com a formação do Núcleo. Ele certamente irá contribuir para os debates que se seguirão e para o acompanhamento e desenvolvimento das ações e atividades do Projeto AGRO.BR, que gera cada vez mais resultados para os produtores e para a diversificação da pauta exportadora de Minas Gerais e também do Brasil”, conclui Veloso.
Ao longo do evento também foram apresentados os três representantes dos escritórios internacionais em Xangai, Singapura e em Dubai, que são os prepostos da CNA para identificação e articulação de comércio, organização das missões internacionais e eventos que estão programados para 2023.
A última palestra do encontro trouxe informações para o debate sobre a questão da diligência devida (proposta ambiental da União Europeia para barrar compra de produtos oriundos de propriedades desmatadas) e seus impactos nas exportações do agro brasileiro. Segundo a equipe da CNA, a nova legislação ainda não está em vigor na União Europeia e a Confederação está realizando, desde junho de 2022, reuniões e discussões técnicas com autoridades europeias, visando a elaboração de subsídios técnicos para o setor e realização de missões de defesa de interesse e identificação de aliados internacionais.
Fonte: FAEMG – http://www.faemg.org.br/noticias/internacionalizacao-do-agronegocio