Impactos das importações de leite em pó
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outras entidades do setor produtivo participaram, na segunda-feira (19), de reunião com a deputada Ana Paula Leão e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para discutir a importação de leite no país. O crescente e expressivo aumento da importação de leite em pó em 2023 tem preocupado o setor lácteo brasileiro, principalmente em razão dos impactos na competividade do pequeno e médio produtor de leite.
Segundo o vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura Leite da CNA e presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg, Jônadan Ma, foram apresentados no encontro os gargalos da produção nacional de leite diante da importação de lácteos, que muitas vezes são subsidiados em seus países de origem.
“As importações estão em excesso, batendo recordes, prejudicando a produção nacional. Conseguimos uma resposta muito positiva por parte do ministro para que, junto com outros ministérios (MDIC e Mapa), possamos adotar medidas para melhorar a situação do produtor de leite brasileiro”, disse Jônadan.
As importações brasileiras de lácteos de janeiro a maio de 2023 tiveram acréscimo de 212% de janeiro a maio deste ano em relação aos primeiros cinco meses de 2022. Neste ano, o Brasil já importou 850 milhões de litros de leite, volume que, no ano passado, foi atingido só em setembro. Participaram da reunião o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o assessor técnico da entidade, Guilherme Dias.
Liberada emissão do CCIR
Desde as 7h da terça-feira (20/6), o Incra liberou a emissão da Taxa de Serviços Cadastrais e do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Para emitir o CCIR, os proprietários, titulares de domínio útil ou possuidores a qualquer título de imóvel rural, deverão acessar o site https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao ou procurar as Salas da Cidadania, das Superintendências Regionais do INCRA, das Unidades Avançadas e das Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs).
Em primeiro lugar, deve ser emitida a Taxa de Serviços Cadastrais, que poderá ser paga selecionando uma das opções apresentadas: Pix, cartão de crédito ou boleto bancário (pago exclusivamente no Banco do Brasil). Somente após a confirmação do pagamento é que será emitido o CCIR válido, com o status de “Quitado”.
Outra forma de emissão do CCIR é por meio do download do aplicativo SNCR-Mobile, da plataforma Gov.br, compatível para dispositivos móveis (celular e tablets) que usam os sistemas Android e IOS.
Após a data de vencimento da Taxa de Serviços Cadastrais, o valor será acrescido de multa e juros.
Chegada do inverno marca aumento de demanda por café
No dia 21 de junho, quarta-feira, começou a estação mais fria do ano, o inverno, e brasileiros de todas as regiões buscam maneiras de se esquentar. Alguns tiram os casacos do armário, outros buscam alimentos que tragam sensação de calor e conforto. O café, bebida querida por todo o país, se torna ainda mais presente com a queda das temperaturas. Ele é o companheiro perfeito para enfrentar o frio e manter a energia em alta.
Por isso, é comum observar um aumento de vendas durante o período. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o crescimento chega a 30%. Seja no café da manhã, durante o expediente de trabalho ou nos momentos de relaxamento, a bebida se mostra uma grande parceira para enfrentar as baixas temperaturas.
Ânimo para agitar no frio
O café é reconhecido por gerar energia nas pessoas. Parte dessa capacidade energética da bebida está na cafeína, que ajuda a manter o ânimo e a disposição. Ela é o principal nutriente na alimentação capaz de dar o estímulo necessário para renovar o pique. Com rápida absorção, afinal, chega às células do corpo humano em menos de 30 minutos após a ingestão, a cafeína é eficiente em aumentar o poder contrátil do músculo esquelético e/ou cardíaco. Uma xícara de 200 ml de café filtrado, contém cerca de 90 miligramas de cafeína.
É importante salientar o equilíbrio no consumo, mesmo com benefícios. A recomendação de ingestão é de, no máximo, 400 miligramas de cafeína por dia, uma média de três a cinco xícaras de café, a mesma recomendada pela European Food Safe Authority, agência que dá suporte à legislação alimentícia europeia.
Aliado dos exercícios físicos
Outra vantagem positiva do café é a sua característica termogênica. Isso significa que a bebida mantém um alto gasto energético por até três horas após o término da atividade física, e pode aumentar a taxa metabólica entre 3% e 11%.
Para aqueles que almejam manter ou até perder peso, o café ajuda na queima de gordura em até 29%, dependendo do metabolismo do indivíduo. Esse fator se dá graças à sua habilidade em poupar a glicose do músculo, utilizando a gordura como fonte de energia ao invés do glicogênio estocado nos músculos.
Para as baixas temperaturas do inverno não desestimularem a prática de exercícios, a dica é beber uma xícara quentinha de café meia hora antes de qualquer atividade física, para se perceber a melhora no rendimento.
Fontes: Usina da Comunicação / CCCMG / FAEMG /