Sistema Faemg recebe secretário de Agricultura
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, recebeu na tarde desta quinta-feira (20/07), o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. Eles reuniram-se com os membros do Conselho Paritário do Leite de Minas Gerais (Conseleite-MG). Durante o encontro, o secretário apresentou o detalhamento das principais preocupações do setor produtivo agropecuário mineiro levadas nesta semana, à Brasília, para o presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, entre elas o crescimento desenfreado das importações predatórias do leite em pó.
Além do secretário Thales Fernandes, estiveram presentes ao encontro o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, a presidente do Conseleite, Isabela Pérez; o presidente da Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), Marcelo Candiotto Moreira de Carvalho; o assessor Institucional da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Geraldo Magela Silva; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Ricardo Albanez.
Brucelose: IMA autoriza emissão de GTAs na ausência de vacinação
Em caráter excepcional, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) autorizou a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) aos produtores rurais que não tenham declarado a vacinação contra a brucelose no primeiro semestre de 2023.
Informações e dúvidas sobre o assunto podem ser esclarecidas com o escritório regional do IMA mais próximo de você.
Produção mundial de café foi estimada em 174,3 milhões de sacas para safra 2023-2024
A produção total de café, em nível mundial, prevista para a safra 2023-2024, foi estimada em um volume físico equivalente a 174,3 milhões de sacas de 60kg. Desse total previsto, 96,3 milhões de sacas são de café da espécie de Coffea arabica (café arábica), as quais correspondem a 55,2% do volume mundial, e, adicionalmente, 78 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), que equivalem a 44,8% da safra mundial.
Neste mesmo contexto, caso seja feita um ranking dos três países maiores produtores de café do mundo, verifica-se que a safra atual dos Cafés do Brasil, país que é o líder na produção e exportação, além de ser o segundo maior consumidor de café em nível mundial, foi calculada em 54,7 milhões de sacas de 60kg, volume que representará aproximadamente 31,4% da safra total mundial, caso tal estimativa se confirme.
Da safra brasileira citada, merece também salientar que, em torno de 37,9 milhões de sacas de 60kg serão da espécie de C. arabica, que equivalerão a 39,3% do total de Coffea arábica a ser colhido em nível mundial. E, em complemento, 16,8 milhões de sacas, da espécie de Coffea canephora, que representarão 21,5% da safra mundial dessa mesma espécie, obviamente, caso tais estimativas se efetivem neste ano-safra.
Cumpre esclarecer que os números e dados da performance da cafeicultura brasileira que estão subsidiando esta análise e divulgação, entre outros destaques de interesse do agronegócio café, constam do SUMÁRIO EXECUTIVO DO CAFÉ – JULHO 2023, o qual é elaborado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA/Departamento de Análise Econômica e Políticas Públicas/Coordenação-Geral de Políticas Públicas, do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, e divulgado inclusive pelo Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Fontes: FAEMG / CCCMG / IMA