FAEMG FAZ MANIFESTAÇÃO “MINAS GRITA PELO LEITE” NO EXPOMINAS, EM BH

Desabastecimento do mercado interno e aumento de preço do leite e seus derivados nas gôndolas dos supermercados: esses são os prejuízos que os consumidores podem enfrentar se as importações de leite em pó do Mercosul, especialmente da Argentina e do Uruguai, continuarem acontecendo de forma desenfreada no Brasil.

Para alertar a população e exigir medidas do governo federal, a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) está liderando o movimento

“Minas Grita pelo Leite” no dia 18 de março, no Expominas, em Belo Horizonte, a partir das 10h. O Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Rafael estará presente, participando acompanhado de produtores do município e associados do Sindicato Rural de Caxambu.

“A Faemg está promovendo o Minas Grita pelo Leite porque nós precisamos mostrar que a pecuária de leite se encontra em uma posição lamentável. Os produtores estão saindo da atividade, e a Faemg está unindo as forças de Minas, as forças políticas, os nossos sindicatos rurais, a nossa Confederação e as cooperativas. Estamos todos em prol da defesa dos quase 220 mil produtores de leite que estão vivendo momentos de muita crise, talvez a crise mais forte já ocorrida na pecuária leiteira. Vamos fazer o Minas Grita pelo Leite para que possamos achar saídas para esse produtor que tanto precisa da nossa representatividade”, avalia o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo.

Milhares de produtores, sindicatos rurais, cooperativas e lideranças políticas vão se unir pelo fim da concorrência desleal do leite que vem de fora do Brasil em relação ao produto nacional.

Importação

Em 2023, a importação de leite em pó no Brasil cresceu quase 70% ante 2022, o equivalente a 2,2 bilhões de litros.

Somente em janeiro deste ano foram importados o equivalente a 206 milhões de litros.

Em Minas Gerais, maior produtor do país, a pecuária de leite está presente em 99% dos municípios, sendo a principal fonte de renda de 216,5 mil produtores rurais.

Preço do leite

A concorrência desleal se traduz no preço do leite.

Enquanto o quilo do leite em pó importado chegou ao Brasil por US$ 0,39 em janeiro de 2024, de acordo com dados do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC); o quilo do leite em pó comercializado pelas indústrias e cooperativas de laticínios de Minas Gerais, segundo o Conseleite de Minas Gerais, está na média de US$ 0,49/kg.

Municípios

A pecuária leiteira está presente em 99% dos municípios mineiros. No Estado foram produzidos 9,4 bilhões de litros de leite enquanto no Brasil foram produzidos 34,6 bilhões de litros.

A Faemg tem 401 sindicatos rurais sendo que todos eles possuem produtores de leite sindicalizados.

Publicado no jornal O TEMPO

Por Helenice Laguardia Publicado em 14 de março de 2024 | 12h51 –