A abertura da 90ª ExpoZebu, na manhã deste sábado (26), reuniu lideranças do agronegócio e autoridades políticas no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Um momento de celebração e reconhecimento da força da pecuária nacional, que marca o início de uma edição histórica. Os presidentes do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participaram da solenidade, bem como o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.
“Ao longo de seus 90 anos, a ExpoZebu consolidou a sua força como a maior feira de raças zebuínas e é a grande vitrine do melhoramento genético. Se no passado os pioneiros ousaram sonhar com o Brasil o maior produtor de alimentos do mundo, hoje precisamos trabalhar juntos para garantir que essa realidade se consolide cada vez mais”, disse o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, destacando que, no mercado de carne, o Brasil produziu 10,9 milhões de toneladas em 2024, sendo que 3,5 milhões foram enviadas ao mercado internacional. “Somos o maior exportador de carne do mundo e, em breve, seremos o maior produtor”, completou.
O presidente do Sistema Faemg Senar destacou os 90 anos da ExpoZebu e a realização, em setembro, do CONACARNE. “A ExpoZebu é um evento importantíssimo da zebuinocultura, um dos pilares que empurra a produção de proteína vermelha, que é a carne brasileira. Em cima disso, pretendemos fazer, nos dias 18 e 19 de setembro, o congresso CONACARNE para que a gente possa discutir, de forma bastante clara, a importância da cadeia da pecuária bovina para o Brasil. Hoje já somos o maior exportador e, em breve, seremos os maiores produtores. Vamos explicar que a gente produz a carne verde, sustentável, respeitando o meio ambiente e alimentando diversos povos, não só os brasileiros, mas em mais de 180 países do mundo. É muito importante que a população compreenda a importância desta cadeia produtiva não só em Minas Gerais, mas no Brasil inteiro”.
Protocolo de intenções
Na abertura, o Sistema CNA/Senar assinou durante o evento um protocolo de intenções com a ABCZ para estimular a comercialização eletrônica de animais zebuínos. O protocolo tem o objetivo de definir as condições preliminares de negociação entre a CNA, o Senar e a ABCZ, “para fins de incentivar o comércio eletrônico de animais zebuínos na ABCZ Shopping, de propriedade da ABCZ. A plataforma tem o objetivo de proporcionar o acesso de pequenos e médios produtores a esta ferramenta para a comercialização dos seus rebanhos.
Também prestigiaram o evento o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; de Goiás, Ronaldo Caiado; e do Paraná, Ratinho Júnior.
Edição histórica
A maior feira de gado Zebu do mundo tem programação extensa até 4 de maio. São 39 leilões, oito shoppings de animais e estandes de maquinários e insumos. A expectativa é ultrapassar a geração de negócios do ano passado, que foi de R$ 190 milhões apenas em leilões e shoppings. O público estimado é de 400 mil pessoas.
Fonte: FAEMG