Esta sexta-feira (7/7) marca a celebração do Dia do Produtor Rural Mineiro, trabalhador que acredita no potencial da sua atividade, investe em tecnologia, prepara a terra, lança a semente, cuida do rebanho, colhe os frutos e gera riqueza para os mineiros.
Segundo o IBGE, Minas Gerais conta com mais de 607 mil estabelecimentos agropecuários, com atividade diversificada, passando pelas tradicionais produções de café e leite, até o cultivo de grãos, a fruticultura e a cadeia produtiva das carnes.
O setor conta também com a elaboração dos diversos tipos de queijos artesanais, cada vez mais valorizados, além de produtos pioneiros, como a produção de azeite de oliva e de vinhos premiados internacionalmente.
Em 2022, o Produto Interno Bruto do agronegócio em Minas alcançou R$ 205 bilhões de reais, representando 22% do PIB total do estado. As exportações mineiras do agro somaram mais de US$ 15 bilhões de dólares, com o envio dos nossos produtos para 152 países. Por trás dos levantamentos que demonstram a força do setor, está o empenho incansável daqueles que movimentam toda a cadeia produtiva.
Fonte: Agência Minas