O Dia Nacional da Agricultura é comemorado no dia 17 de outubro e o setor é considerado um dos principais responsáveis pela economia brasileira, além de movimentar mais de R$ 163 bilhões no país.
Conhecida popularmente como uma indústria a céu aberto, a agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas no solo para cultivo de vegetais, destinados para a alimentação animal e humana e também para a produção de matérias-primas. No Brasil, as culturas carros-chefes de exportação são a soja, o açúcar, milho e o café.
A agricultura passou por uma evolução muito grande nos últimos 20 anos por diversos motivos. “A demanda por alimento aumentou, o custo de produção está cada dia maior e as máquinas, sementes e a tecnologia estão cada vez mais avançadas. Além disso, os produtores estão mais conscientes e passaram a ver o lado empresarial, por causa das tomadas de decisões durante as safras”, aponta o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.
Outro fator de suma importância para o agronegócio é a meteorologia, já que o clima é preponderante para o crescimento do setor e há uma dependência direta com o regime de chuvas no Brasil. “Atualmente, o produtor faz várias safras no ano e por isso, ele está cada vez mais dependente do clima se comparado há alguns anos, ainda mais com as mudanças no padrão climático”, comenta Santos.