A Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG, em suas atribuições de defender e lutar pelo produtor de leite mineiro, vem a público manifestar sua indignação e total desaprovação às práticas inaceitáveis de alguns compradores de leite. Eles, querendo se aproveitar da queda brusca do valor do leite Spot apresentado nesta quinzena de julho, impuseram reduções de preços ao produtor, nesta mesma proporção, totalmente incompatíveis e incoerentes com o momento atual de baixa oferta no mercado.
Levantamento realizado com produtores, indústrias idôneas e consumidores, demonstram um ligeiro arrefecimento do consumo de produtos lácteos, ocasionados basicamente por dois fatores: a entrada do período de férias escolares, o que é normal, e pelos aumentos consecutivos dos preços nas últimas semanas, comprometendo a capacidade de compra do consumidor. Estes aumentos restabeleceram as margens da indústria e do varejo, mas ainda não chegaram ao elo mais prejudicado da cadeia, que é o produtor. Ele vem sofrendo prejuízos crescentes desde o segundo semestre de 2021, ocasionados pelos altos custos de produção.
Apenas quando o produtor tiver margens positivas na venda do leite à indústria, é que será possível normalizar a oferta e reequilibrar a cadeia, com resultados positivos para todos os envolvidos, principalmente o consumidor. Um consenso, após amplo debate entre produtores, indústrias e laticínios comprometidos com o justo equilíbrio da cadeia produtiva e ligados ao sistema Conseleite Minas, é que, da mesma forma que este comportamento de preço do leite Spot não é utilizado como índice para ajustar o preço do leite do produtor mineiro para cima, tampouco seja utilizado na mesma proporção, para baixo.
Ressalta-se o fato de que a grande maioria do leite processado pelas indústrias vem do seu quadro de produtores fidelizados, muitos até com contrato firmado de fornecimento, e o leite Spot serve apenas para mostrar a situação pontual do mercado naquele momento e jamais como um balizador para os preços de forma geral, uma vez que ele representa menos de 2% do leite vendido pelos laticínios.
Vivemos no Brasil um ambiente de livre mercado, em que o preço do leite tem comportamento reconhecidamente flutuante ao longo do ano, totalmente dependente da oferta da matéria prima e da demanda por parte do consumidor. Desta forma, advertimos os produtores para que não aceitem redução do preço do seu leite baseado nas reduções do preço do Spot apresentadas esta semana, de forma estranha e similar em todos os estados deste vasto país.
A Comissão Técnica da Pecuária de Leite, juntamente com a diretoria da FAEMG, empenha total apoio ao produtor de leite de Minas Gerais, maior produtor nacional.
Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG
20 de julho de 2022
COMISSÃO TÉCNICA DE PECUÁRIA DE LEITE
ESCRITO POR ASCOM
21/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG