O elevado investimento dos produtores rurais em tecnologia nesta safra e o clima favorável garantiram o “excelente resultado” do PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária no 1º trimestre de 2017, de acordo com a análise do Núcleo Econômico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
O segmento foi o principal destaque do PIB do país divulgado nesta quinta (1) pelo IBGE, com expansão de 13,4% na comparação com os três meses anteriores. Este desempenho da atividade rural, aliado ao crescimento de outros setores da economia, contribuiu para que a economia brasileira registrasse variação positiva de 1% de janeiro a março.
Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a agropecuária cresceu 15,2%.
“O resultado do setor foi favorecido não apenas pelo clima, mas também pelo elevado investimento dos produtores rurais na safra 2016/2017. Este investimento foi focado em um pacote tecnológico como sementes, adubos e defensivos de elevado padrão de produtividade”, diz o Comunicado Técnico da CNA.
Ainda segundo o texto do Comunicado, os resultados apresentados hoje “demonstram crescimento forte da agropecuária e da demanda externa (exportações)”. As estimativas da CNA são que a agropecuária apresente crescimento de 9% no acumulado do ano.