A raça Mangalarga Marchador realiza mais um importante evento do seu calendário anual, o 38º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, que acontece de 11 a 18 de novembro de 2024, no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira (Rodovia Caxambu/Baependi S/N). Sede do evento, em 2017 e 2019, a cidade acolhe novamente o que a raça tem de melhor com animais de beleza e andamento marchado, características admiradas por milhares de fãs.
O Sindicato Rural de Caxambu saúda todos os participantes e visitantes e estará presente no evento junto ao SENAR MG promovendo dois Seminários nos dias 14 e 15: Manejo e Alimentação de Equinos com duas turmas pela manhã e Comportamento Equino no período da tarde.
Esta edição do CMB conta com a participação de 701 animais, de 299 expositores vindos de 11 estados. (MG; RJ; SP; ES; RS; BA; GO; SC; PE; DF; PR).
Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e pelos Núcleos: Clube do Cavalo de Cruzília – Núcleo Berço da Raça, o Campeonato conta com o apoio da Sociedade Rural do Sul de Minas,
Neste ano, o Campeonato Brasileiro de Marcha Batida está na agenda dos eventos comemorativos da ABCCMM pelos 75 anos de fundação da entidade. Os julgamentos dos animais acontecerão todos os dias, de segunda a domingo, na pista central do parque, onde o público poderá acompanhar o rendimento dos marchadores. Junto ao 38º CBMB acontece também 47ª Especializada do Mangalarga Marchador Sociedade Rural do Sul de Minas.
Além das provas de marcha, com entrada gratuita, o público poderá usufruir da estrutura gastronômica montada com choperia e com ambiente para shows ao vivo, diariamente. Também no local, há ampla opção de comércio de produtos ligados ao setor equestre.
A organização pensou em cada detalhe para receber a família Mangalarga Marchador e os fãs dessa raça de cavalos tipicamente mineira e brasileira, que possui atualmente um plantel ativo de 752.158 animais em todo o Brasil.
Com informações da ABCCMM
Fotos: Bruno Sousa