A Embrapa Café e o Consórcio Pesquisa Café, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), selecionaram 26 startups para participarem da etapa piloto do projeto para a pré-aceleração de startups – Avança Café. Nesta etapa, as incubadoras das universidades receberão as equipes para uma fase de capacitação de 12 semanas, período em que as empresas passam a receber subsídios e orientações para a sua consolidação no mercado.
A adoção desse modelo de inovação aberta tem por objetivo oferecer soluções tecnológicas de vanguarda que promovam a acessibilidade dos agentes do setor cafeeiro a informações que contribuam para incrementar sua competitividade e, assim, manter a liderança dos Cafés do Brasil em nível mundial.
Para isso, os representantes das startups serão capacitados nos seguintes temas: formação de equipe, validação de dor de mercado (como atender , Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, desenvolvimento de produto, mercado, financeiro, vendas, marketing e planejamento estratégico.
Seleção
As atividades de seleção iniciadas em janeiro deste ano terminaram no final de maio e, além das universidades mineiras envolvidas, também foram realizadas nos Institutos Federais de Machado e Muzambinho (MG).
A Universidade Federal de Viçosa selecionou as seguintes startups: Agroger, Agrotech, Alavancar, CertifiCafé, CoffeeBr, Especializar, Farmly, LogExpress, PROMAI, UpCafé e ZAL. Em Lavras, as equipes selecionadas são: D4A, ScanFito, Eywa, TerraByte, Team Squirrel, CoffeLovers, Coffee ‘n’code e AgroRenda. Pelo Instituto Federal de Machado foram selecionadas as startups: Inovattion oCoffe, Café Fácil, IfCoffee Machado, Nequali, UpCoffee e Equipe Alpha. E pelo Instituto Federal de Muzambinho a startup Café.Comp.
Dentre as principais propostas apresentadas e que serão melhoradas na etapa de pré-aceleração estão soluções relacionadas à comercialização de cafés especiais, sistematização de informações estratégicas, melhorias no sistema produtivo, integração de produtores e cooperativismo, estudos de mercado e outros temas relevantes para a cadeia produtiva do café no Brasil.