O novo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, empossado na tarde desta quinta-feira(12/5), em Brasília (DF), disse à revista GLOBO RURAL que conversou com seu colega Sarney Filho, novo ministro do Meio Ambiente, para que as duas pastas trabalhem juntas, principalmente em questões polêmicas como o Código Florestal. “Temos metas em comum”, disse.
Senador pelo PP-MT e ex-governador de Mato Grosso (2003-2007 e 2007-2010), Maggi pretende mostrar que os produtores rurais são pessoas preocupadas com a preservação da natureza, ao contrário do que apregoam as organizações ambientalistas. “Quando deixei o governo de Mato Grosso, o índice de desmatamento do Estado havia caído 90% em relação à gestão anterior”, declarou o ministro.
Maggi, que figura entre os maiores produtores de soja do mundo, já foi considerado uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Forbes. Ele também recebeu o prêmio Motosserra do Anopela ONG ambientalista Greenpeace.
“A minha maior preocupação é com a queda da renda do produtor rural. Não podemos deixar que o agronegócio, o setor mais dinâmico da economia, entre na espiral da crise brasileira, devido àquebra de safra”, acrescentou Maggi.
Segundo dados da Conab, a produção brasileira de grãos na safra 2015/2016, de 202 milhões de toneladas, é 5 milhões de toneladas inferior à da safra 2014/2015.
Gaúcho de Torres, Maggi completa 60 anos no próximo dia 26. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná.