Os alunos do Curso Técnico de Agronegócio, promovido pelo Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG participaram de uma visita técnica no sábado 24 de agosto na Fazenda Cobiça em Três Corações, referência na produção leiteira do país.
Leia os depoimentos e veja como estas visitas ampliam a qualidade do ensino e abrem novas oportunidades:
Michele Gomes Pereira – Aluna – Caxambu MG
Fomos recebidos pelo proprietário Marcílio, que nos explicou toda história da fazenda, de origem familiar, atualmente gerida por ele e seu irmão Marcelo. Como foi o início dos negócios até a presente data, e projetos futuros.
Destacou a importância de planejamentos, preparação de solo, investimentos através de capital próprio e possibilidades de financiamentos bancários, conhecimentos genéticos, tecnologias e metodologia de trabalho. Além de nos apresentar todas instalações, nos enriquecendo de informações práticas, importantes para consolidar o que estamos aprendendo no curso.
Leandro de Mendonça – Aluno – Caxambu-MG
A visita na fazenda Cobiça foi muito importante para todos nós alunos do curso de agronegócios do SENAR. A fazenda Cobiça está entre as 10 maiores fazendas produtoras de leite do Brasil. Ela é um exemplo de fazenda e fazendeiros que acreditaram, capacitaram e investiram em um sonho e hoje conseguiram realizar e prosperar. E não param por aqui, na visita podemos ver diversos investimentos que os proprietários continuam fazendo tornando a fazenda ainda mais produtiva e rentável.
Tecnicamente aprendemos a fazenda se baseia em 3 pilares. Tudo começa com solo. O manejo de solo e enriquecimento do mesmo é de suma importância, pois torna possível fazer mais com menos, mais produtividade em menores áreas, aproveitando melhor os recursos disponíveis.
O manejo, saúde e bem-estar dos animais é o segundo pilar. Para alcançar níveis de alta performance os animais têm que estar em ambiente onde se sentem confortáveis, bem cuidado e selecionados geneticamente.
O terceiro pilar é tornar e fazer a gestão da fazenda como uma empresa. Investindo em capacitação de pessoas e infraestrutura. Profissionalizar e contratar profissionais capacitados do mercado para apoiar o produtor desde plantio como agrônomos, passando pela parte animal com bons veterinários e também administradores para apoio na gestão financeira.
Leandro de Freitas Santos – INSTRUTOR SENAR
A visita técnica foi de extrema importância para o conhecimento dos alunos do agronegócio, pois falamos sobre o papel de uma grande propriedade, uma grande empresa do agronegócio, que tem como sua base, principalmente o solo.
A conservação do solo é a manutenção desse solo para que ela possa se desenvolver, ter todo o seu trabalho desenvolvido durante o ciclo produtivo, com embasamento, com qualidade, respeitando o meio ambiente, é fundamental para o sucesso.
E a visita foi realmente justamente mostrar isso aos técnicos. Um início lá nos anos de 1990, uma pequena propriedade e hoje é uma grande potência do Brasil e que para alcançar esse sucesso, eles tiveram todo cuidado em equilibrar a propriedade.
Fazer com que o manejo fosse realmente sustentável, preservando o meio ambiente, em primeiro lugar, todos os mananciais, fazendo a recuperação de um solo que era degradado, entre outras ações.
Com isso, tendo a possibilidade deles, que são da pecuária leiteira, conseguindo uma quantidade de animais altamente produtivos, e fazendo com que a propriedade saísse realmente de um patamar de pequena propriedade para uma grande área ilustre do setor, láctico.
Portanto, com a visita, ficou bem demonstrado aos alunos o quanto são importantes esses conceitos, cada fase no dia a dia de uma propriedade. Tivemos muita troca de informação, troca de experiência.
Eduardo Rafael – Presidente do Sindicato Rural de Caxambu
Tivemos a oportunidade de levarmos os alunos do curso técnico numa propriedade das mais produtivas fazendas leiteiras do Brasil, a qual é referência no uso de alta tecnologia. Nossa gratidão aos proprietários desse empreendimento em permitir uma experiência muito enriquecedora aos nossos futuros profissionais do agronegócio.