O Sindicato Rural de Caxambu realizou, na sexta-feira (1) uma roda de conversa com produtores rurais e representantes sindicais da região sul de Minas. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a participação do 1º vice-presidente financeiro do Sistema FAEMG, Renato Laguardia. Ele esteve na região durante o fim de semana. Mais cedo no mesmo dia, participou da cerimônia de abertura da Festa do Produtor Rural de Madre de Deus de Minas.
Em Caxambu, foram abordados assuntos relativos à atual administração do Sistema FAEMG, sobre o cenário do agronegócio, o papel e a importância do produtor rural para a economia e para a produção de alimentos. Renato Laguardia disse que essa é uma iniciativa que vem de encontro com a proposta desta administração, que busca priorizar o interior do estado. “Esse é o nosso trabalho, nosso lema. Sempre dissemos isso, ‘menos BH, mais interior’. Essa visita é também uma demonstração da aproximação que queremos. Nós, lá na sede, queremos receber o produtor, o representante do sindicato. Vi essa roda de conversa de hoje com muita satisfação. Mostramos a força do Sistema FAEMG, de ser sindicalizado. Foi muito proveitoso. Vamos continuar com essa pegada, e mostrar o que temos de melhor”.
O anfitrião foi Eduardo Rafael, presidente do Sindicato Rural de Caxambu. Ele disse que o convite para esse encontro aconteceu após ele ter participado do Projeto Redescobrir, em Belo Horizonte. Lá ele ficou sabendo que Laguardia estaria na região e o convidou para uma visita, o que foi prontamente atendido. “Assim que eu falei ele já confirmou. Sempre tivemos demandas importantes e essa administração se mostrou disposta a nos atender e receber. Foi uma grande honra receber ele (Renato) aqui no nosso sindicato. Convocamos praticamente todos os representantes sindicais da região, produtores, técnicos de ATeG e envolvidos com a agropecuária por aqui. A nossa classe é muito grande, envolve vários agentes e a FAEMG está em uma posição muito favorável aos sindicatos, dando uma abertura que antes não existia”.
O vice-presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas (Assur) e presidente do Sindicato Rural de Conceição do Rio Verde, Carlos Mota disse que espera essa reaproximação há muito tempo. Sindicalista há quase 40 anos, ele afirmou que nunca tinha visto uma abertura como essa acontecer em administrações anteriores. “Estou redescobrindo a FAEMG. Agradeço demais ao Renato que veio nos mostrar que a gestão atual tem tudo para ser pioneira na história da federação. Estou aqui falando como vice-presidente de uma associação que representa 49 sindicatos e reconhecemos o trabalho que vem sendo feito atualmente. A abertura nesses seis meses de nova administração já superou em muito tudo que já vi acontecer nos últimos 38 anos em que tenho contato com a instituição”.
A advogada e criadora de cavalos, Verônica Paiva, era uma das poucas mulheres presentes no evento, e logo que chegou, fez uma convocação às mulheres a serem mais participativas na vida política do campo. “Nós somos mão de obra qualificada. Temos o direito e o dever de ser mais presentes como representantes rurais”. Ela afirma que veio com dúvidas e demandas que foram sanadas e que está muito satisfeita com a representação que vem tendo do Sistema FAEMG atualmente. “Anos atrás, da última vez que eu tinha ido na sede, disse para mim que não queria voltar. Não me senti bem recebida. Mas hoje eu vejo que essa administração realmente é diferente, eles têm a visão que pensei que a FAEMG tinha que ter, hoje me sinto representada. Terão sempre o meu apoio se eles se mantiverem assim”.
Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Cruzília Marcelo Junqueira, de Baependi, Sirlei Silvério e o presidente do sindicato rural de Três Corações, Luiz Eduardo.
Fonte: FAEMG / ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA