Aprendizagem segue normas sanitárias instituídas pela Prefeitura em função da pandemia
O Senar, por meio do Sindicato Rural de Caxambu, reiniciou os cursos de aprendizagem rural no município. As iniciativas estão seguindo todas as medidas sanitárias instituídas pela Vigilância Sanitária Municipal em função da pandemia da Covid-19. O calendário 2020 foi reaberto com o curso de Vaqueiro, que reuniu, de 23 a 26 de novembro, na Fazenda Santa Clara, no bairro Bosque, em Caxambu, dez trabalhadores rurais.
Os participantes, todos usando máscaras, álcool em gel e mantendo a devida distância entre eles, conviveram com o preparo de soluções desinfetantes e sanitizantes, higienização de instalações e utensílios, administração de medicamentos, entre outros. No total foram 32 horas de cursos. “Aprendemos muito com o curso e nos sentimos seguros em relação às medidas sanitárias adotadas”, disse Marcelo Santos de Carvalho, um dos alunos.
A mesma turma realiza, também na Fazenda Santa Clara, de 07/12 a 11/12, o curso de Inseminador. “É muito bom poder continuar o aprendizado com a mesma turma. O trabalho flui com mais rapidez e tranquilidade”, ressaltou Filipe Lopes de Oliveira Reis”, um dos alunos do curso.
Em 40 horas de curso, os participantes tiveram acesso a informações como: implantação da inseminação artificial; anatomia do aparelho reprodutivo da fêmea bovina; manuseio de equipamentos de inseminação artificial, entre outros.
Texto e fotos: Ana Arsênio