SENAR MINAS COMPLETA 31 ANOS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Senar Minas chega aos seus 31 anos celebrando uma história baseada na formação profissional do produtor rural, no fortalecimento da agropecuária e na melhoria da qualidade de vida de quem vive no campo.

Em Caxambu uma parceria de sucesso com o Sindicato Rural propicia a presença do SENAR na cidade, promovendo novos aprendizados e oportunidades de emprego e renda, além de ser ainda um dos polos de cursos técnicos ofertados pela instituição.

O número de participantes em todo o estado em seus programas e cursos passa de 3.592.992. São inúmeros empreendimentos e vidas impactadas desde a sua criação, em 1993, garantindo a segurança alimentar e contribuindo para o desenvolvimento do estado e do país. Para o futuro, a perspectiva é trabalhar, cada vez mais, com ações relevantes para o homem e a mulher do campo e estar ainda mais alinhado à tecnologia.

Até 2023, foram promovidos 239.779 cursos e programas especiais de formação profissional e promoção social. No catálogo, há 789 cursos e programas disponíveis em variadas áreas de conhecimento e cadeias produtivas. Eles podem ser presenciais, a distância ou virtuais. Para levar tudo isso ao produtor rural, o Senar conta com o apoio de 441 agentes de desenvolvimento rural (ADRs) e 584 instrutores, com a parceria de 390 entidades cooperadas, sendo 346 SPRs, importantes representantes da classe no interior do estado.

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr, destaca a oferta de cursos técnicos, graduação e o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “Os números são importantes e representam a forte presença do Senar Minas no interior do estado, essencialmente juntos aos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Em todos esses anos, associando vitalidade e dinamismo juntos aos Sindicatos de Produtores Rurais/Entidades Cooperadas, participação dos funcionários, agentes de desenvolvimento rural, instrutores e técnicos de campo conseguimos levar conhecimento e aprendizagem para dentro das fazendas e colaboramos para melhorar a renda, qualidade e transformação de vidas”, frisou o superintendente.

Presidente do Sistema Faemg Senar e do Conselho Administrativo do Senar Minas, Antônio Pitangui de Salvo salientou a importância da instituição para gerar transformação não só no campo, mas em toda a sociedade. “Ano a ano, adquirimos mais experiência para levar ações concretas que geram emprego, renda, promovam a inovação e o desenvolvimento da agropecuária mineira e para que os agricultores e pecuaristas sigam trabalhando, com sustentabilidade e consciência social, pela segurança alimentar de toda a população”, destaca o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Educação Formal

Para além da formação profissional e promoção social, o Senar Minas oferece a possibilidade de fazer cursos técnicos e de graduação. E com a educação a distância, a partir de 2015, já foram beneficiados 2.647 alunos.

Pela Faculdade CNA, são ofertados quatro cursos: Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Agronegócio e Processo Gerenciais. Já pela Rede e-Tec, são cinco: Agricultura, Agronegócio, Florestas, Fruticultura e Zootecnia.

Hoje há 24 polos de ensino EaD nos municípios de Alvinópolis, Araçuaí, Barbacena, Cajurí, Caxambu, Chapada Gaúcha, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Corinto, Divinópolis, Governador Valadares, Guarani, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Oliveira, Padre Paraiso, São João Nepomuceno, São Roque de Minas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Varginha e Viçosa.

Destaque para o Centro de Excelência em Cafeicultura, inaugurado em 2023. Iniciativa da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Senar Nacional, em parceria com o Sistema Faemg Senar, o empreendimento visa formar profissionais bem-preparados para o mercado e fomentar a cafeicultura nacional. Sessenta alunos estão cursando o curso técnico em cafeicultura.

Com informações de NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE

Saiba mais aqui: