A capital do estado do café já se prepara para receber o maior encontro do setor no país e um dos principais do mundo. A terceira edição da Semana Internacional do Café – SIC 2015 será de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e espera 12 mil visitantes.
Para alavancar os negócios e fortalecer o segmento, a iniciativa vai contar com mais de 200 profissionais do setor, além de cerca de 100 expositores e 150 marcas, além de seminários, cursos e workshops. Com um cenário desafiador para o setor, a SIC visa impulsionar os negócios e movimentar mais de R$ 25 milhões em negócios diretos. O encontro reúne cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores de todo o mundo.
Promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – Faemg, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, a SIC terá três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Entre os destaques da programação está o Espaço Café Brasil, que traz em sua 10ª edição uma ampla plataforma de negócios. Já para os milhares de apreciadores e apaixonados por café, a Semana Internacional do Café é a oportunidade perfeita para aprimorar o paladar e conhecer as últimas novidades e tendências do mercado. “Quem passar pela SIC vai absorver dicas de harmonizações, conhecer novos cafés que serão servidos por baristas de todo Brasil, participar de palestras ministradas por nomes de peso do setor cafeeiro nacional e internacional, e viajar pelos sabores e aromas da feira”, ressalta Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora.
Outro destaque é o DNA Café 2015, que realiza encontros, em formato de mesa-redonda, com representantes de diversos setores do café. Também fazem parte da agenda do evento, entre outros eventos simultâneos, o Fórum da Agricultura Sustentável, Reuniões do Educampo Café, Espaço Café+Forte, Sala de Cupping & Negócios, Coffee of the Year Brasil e o Encontro IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café do Brasil. Haverá também a participação de profissionais de vários países, que apresentam conteúdos relevantes em áreas como cultivo, certificação, torra, cafeterias, tendências e negócios.
Para o superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, a SIC aproxima os agentes da cadeia produtiva do café das principais tendências do mercado mundial. O evento também é um importante aliado nos trabalhos de divulgação das origens produtoras de café do Brasil. Esta é uma estratégia do Sebrae, em nível nacional, para valorizar o trabalho dos pequenos negócios do setor e o café brasileiro, a partir do reconhecimento das características e especificidades que diferenciam e tornam únicos os grãos de cada uma das regiões produtoras.
O presidente da Faemg, Roberto Simões, salienta que o evento é um momento de encontro do setor e de capacitação dos profissionais das diversas etapas da cadeia produtiva, sendo especialmente importante do ponto de vista das oportunidades de negócio: “Ao todo, são movimentados cerca de R$ 80 milhões, um número expressivo que revela o perfil negocial da capital do estado, que produz 20% do café consumido em todo o mundo”.
Resultados expressivos, somados à expertise adquirida ao longo das edições anteriores da Semana Internacional do Café, solidificam o evento como referência nacional e internacional. “A SIC é um evento que alcança todos os segmentos do setor e também uma excelente oportunidade para os produtores e empresários terem contato não só com os profissionais do Brasil, mas também de outros países. No cenário atual, o agronegócio é um dos destaques na economia mineira e o café é o principal produto dentro dele, o que contribui para a relevante classificação do estado e do país”, pontua o Secretario da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), João Cruz. A programação completa sobre os eventos, cursos e seminários pode ser acompanhada pelo site da Semana Internacional do Café. Inscrições e detalhes sobre cursos também estão disponíveis.
SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
Criada em 2013, a Semana Internacional do Café (SIC) tem como principal objetivo reunir toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro – nacional e internacional – em prol do crescimento social e economicamente sustentável do café brasileiro. Sediada em Belo Horizonte – Minas Gerais, estado responsável por 50% da produção da safra nacional, o evento movimenta anualmente milhares de profissionais e apreciadores de todo o mundo.
ÚLTIMA EDIÇÃO EM NÚMEROS
12 mil visitantes
170 marcas expositoras
7 patrocinadores e 9 apoiadores de associações de café, food service, mídias e órgãos governamentais
110 compradores de café verde
56 palestrantes nacionais e internacionais e mais de 58 temas abordados
Ações
35 sessões de cupping e 1400 xícaras provadas
25 eventos simultâneos e 292 horas de conteúdo
10 cafés com pontuação 82+ concorreram ao título Coffee of the Year Brasil
40 mil cafés servidos por baristas de todo o Brasil
44 competidores nos campeonatos Brasileiro de Barista, Preparo de Café e Prova de Café
Resultados
R$ 25 milhões gerados
88 amostras de café de diversas origens produtoras para a Rodada de Negócios
Mais de 30mil visitantes nos sites do evento e mais de 150 mil visualizações
Mais de 9 mil curtidas e 14 mil seguidores nas redes sociais da SIC
Mais de 200 matérias publicadas nos principais veículos impressos e em rádio, TV e web
Mais informações sobre a Semana Internacional do Café:www.semanainternacionaldocafe.com.br/