O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), a CAFÉ EDITORA e o SEBRAE lançaram nesta terça (22/7), em BH, a segunda edição da Semana Internacional do Café.
O evento, de 15 a 18 de setembro, na capital mineira, será um dos maiores do setor cafeeiro em 2014. São esperados 14 mil visitantes e R$ 85 milhões em negócios, incremento de 15% sobre os resultados de 2013.
O presidente do SISTEMA FAEMG, Roberto Simões, destacou a importância do evento para a valorização da atividade: “Por uma semana, faremos com que a atenção dos brasileiros, se volte para o café, que é o principal produto do nosso agronegócio e um dos maiores de toda a nossa economia”.
Para ele, o evento é oportunidade para que o setor produtivo se fortaleça cada vez mais: “Não podemos trabalhar apenas da porteira para trás; onde, aliás, somos muito competentes. É da porteira para fora que estão os grandes desafios a serem vencidos e é fundamental unirmos o setor para dialogar e criarmos oportunidades de negócios, de informação e inteligência de mercado para agregação de valor”.
As ações de fomento à atividade também foram destacadas pelo superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha: “A valorização do café nacional passa por todas as etapas da cadeia; da capacitação do produtor ao apoio à certificação de origem e à comercialização por qualidade. O evento é muito bem sucedido ao reunir eventos técnicos, rodadas de negócios, cursos, palestras e encontros”.
| Expectativa
As expectativas dos realizadores e as novidades para este ano foram apresentadas pelo diretor da Café Editora e realizador do Espaço Café Brasil – uma das principais atrações da Semana Internacional do Café -, Caio Fontes. Ele lembrou o grande sucesso da edição passada, destacando a expectativa de incremento para 2014, reflexo do bom momento do setor: “Apesar da quebra da produção, temos um ano de preços mais equilibrados. Quem apostou em qualidade, está otimista. Acreditamos que crescerá o interesse em mais opções de investimentos, em recursos materiais e em conhecimento técnico e mercadológico”.
| Números para a SIC 2014:
– 14 mil visitantes
– R$ 85 milhões em negócios diretos e pós-feira
– 3 mil produtores e 100 marcas participantes
– Rodadas de negócios: R$ 1,8 milhões em venda direta, mais de 150 compradores participantes e 200 amostras de cafés verdes recebidas.
– 150 horas de palestras e workshops
– 50 mil cafezinhos servidos
SOBRE A SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
A Semana Internacional do Café foi criada em 2013, durante o primeiro encontro, em Belo Horizonte, da OIC (Organização Internacional do Café), como oportunidade para divulgar a cafeicultura mineira e brasileira e dar maior impulso aos negócios.
Este ano, a Semana terá vários eventos, como encontros, seminários, concursos, sessões de cupping e rodadas de negócios. Veja alguns dos destaques:
Ø 9º Espaço Café Brasil
Plataforma de negócios para o mercado de cafés, possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores. Reunirá eventos diversos, como: Seminário DNA Café 2014, Sala Inteligência de Mercado, Salas de Cupping, Rodadas de Negócios, Campeonatos de Baristas e de prova de café e a eleição do Coffee of the Year Brasil 2014, escolhido pelos visitantes da feira.
Depois de sete anos em São Paulo, a maior feira de café do país teve sua primeira edição em Minas em 2013. Os resultados de público e negócios fizeram com que a capital mineira fosse escolhida novamente para sua realização: foram 110 marcas expositoras, que atraíram cerca de 12 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 70 milhões em negócios diretos e indiretos.
Ø Principais eventos
– DNA Café 2014 – 15 e 16 de setembro
Encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores do café e mediadores e abertos à participação do público visitante.
– Cafeteria Gourmet/ Circuito Food Service – 15 a 18 de setembro
Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.
– Fórum da Agricultura Sustentável 2014 – 17 e 18 de setembro
Reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.
– Cursos Técnicos de Café SCAA –15 a 18 de setembro
A Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) ministrará cursos técnicos, do campo à xícara, para os visitantes da Semana, mediante inscrição prévia. Serão cursos de espresso, extração de café filtrado e prova de café profissional.
– I Encontro de Produtores do Programa Café+Forte – 17 de setembro
Encontro promovido pela FAEMG com 300 produtores participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.
– Reuniões Educampo Café – 15 a 18 de setembro
O encontro irá reunir técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo. O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.
_ _ _ _ _
SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ
15 a 18 de setembro de 2014
Expominas – BH