O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, apresentou nesta sexta-feira (29) o balanço do agronegócio e os principais programas de governo desenvolvidos no sul de minas. “É uma das regiões mais produtivas do estado, graças à tradição dos agricultores que se dedicam à atividade, à adoção de tecnologias para aumento da produtividade e em processos que garantem a qualidade da produção”, afirma.
Na principal região mineira produtora de café, com cerca de 10 milhões de sacas (40,7% da produção estadual), um dos programas que se destacam é o Certifica Minas Café. Em parceria com as instituições que representam a cadeia do café, as ações buscam responder ao desafio de buscar a melhoria da produtividade e da qualidade dos cafés, bem como fazer com que os mercados interno e externo reconheçam os avanços já conseguidos.
Já foram certificadas mil propriedades na região, 58% do total do Estado. As orientações para a adequação das propriedades por meio das boas práticas agrícolas em todos os estágios da produção, atendendo às normas ambientais e trabalhistas, são feitas pela Emater-MG. Já as auditorias preliminares para checar as adequações de acordo com os padrões internacionais são realizadas pelo IMA. Concluindo o processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria final e concede a certificação às propriedades aprovadas.
A qualidade do café originado das propriedades mineiras que aderiram à certificação é um diferencial para a expansão das vendas do produto nos mercados mais exigentes. Um passo importante foi dado em julho de 2013 com as primeiras aquisições, pela torrefadora alemã Tchibo, do café certificado de Minas. A empresa, sediada em Hamburgo, é uma das mais conceituadas indústrias de café do mundo e está adquirindo um lote de 50 mil sacas de 60 quilos do produto por intermédio da Exportadora Guaxupé, no Sul do Estado.
Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés
Para estimular a qualidade na produção de cafés a Emater-MG promove o Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas, em sua 10º edição. Neste ano, foram inscritas 1.213 amostras de café arábica, das quatro regiões produtoras de café do Estado: Cerrado, Chapadas, Matas e Sul de Minas, sendo 870 da categoria natural e 343 da categoria cereja descascado. Desse total, 198 amostras foram selecionadas para a grande final. A solenidade de encerramento será no dia 9 de dezembro, em Lavras.
Outro programa desenvolvido é o Minas Leite que tem como objetivo melhorar o gerenciamento das propriedades, orientando os produtores no uso de tecnologias simples e de baixo custo, voltadas para a melhoria da produtividade e da renda do produtor. Cada propriedade assistida pela Emater-MG se transforma numa unidade demonstrativa para outros dez produtores vizinhos, criando um efeito multiplicador. No programa são priorizadas as propriedades com produção de até 200 litros de leite/dia. No Sul de Minas, o programa começou em 2009 e conta com 163 propriedades.
Neste ano, também foram assinados convênios com 22 municípios da região para reforma e revitalização dos parques de exposições, totalizando R$ 2,2 milhões. Os parques são considerados locais estratégicos para o meio rural, onde são realizados os leilões de raças, torneios leiteiros, feiras e eventos da agricultura familiar e outras atividades de extensão fundamentais para aumento da produtividade.
Principais produtos da agropecuária do Sul de MinasCafé
Café MG – 25,6 milhões de sacas
Sul de Minas – 40,7% da produção estadual (líder)
Municípios: Três Pontas, Nepomuceno, Boa Esperança
Milho MG – 7,4 milhões de toneladas
Sul de Minas – 20,2% da produção estadual (vice-líder)
Municípios: Boa Esperança, Três Corações, Carmo do Rio Claro
Leite MG – 8,9 bilhões de litros
Sul de Minas – 18,1% da produção estadual (vice-líder)
Municípios: Passos, Cássia e São João Batista do Glória
Morango MG – 86,8 mil toneladas
Sul de Minas – 91,9% da produção estadual
Rebanho bovino (leite e corte) MG – 23,9 milhões de cabeças
Sul de Minas – 11,1% do rebanho estadual (3º lugar)
Municípios: Passos, Cássia, Caldas
Avicultura de postura MG – 21,2 milhões de cabeças
Sul de Minas – 35% do plantel estadual (líder)
Municípios: Itanhandu, Passa Quatro, Nepomuceno
Ovos MG – 365,8 milhões de dúzias
Sul de Minas – 39,8% da produção estadual (líder)
Municípios: Itanhandu, Passa Quatro, Nepomuceno.
Ovos de codorna MG – 26,5 milhões de dúzias
Sul de Minas – 42,8% da produção estadual (líder)
Municípios: Itanhandu, Lavras, Passa Quatro.
Relacionado