A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está divulgando nesta terça-feira, 13/11, os nomes dos cem cafeicultores finalistas do 9º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Emater-MG, em parceria com várias instituições públicas e privadas.
Na edição deste ano, 1.428 amostras de cafés foram inscritas, sendo 1.108 na categoria Café Natural, e 320 na de Café Cereja Descascado. A participação foi restrita a cafés da espécie arábica da safra 2012 e aberta aos produtores das quatro regiões cafeeiras do Estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul mineiro.
Minas Gerais é considerado o maior produtor nacional de café. Com mais de um milhão de hectares plantados, o Estado é responsável por aproximadamente 50% da safra brasileira. O café é o principal produto de exportação do agronegócio mineiro e é vendido para mais de 60 países do mundo.
A cerimônia de premiação dos dezoito vencedores da lista final do Concurso Estadual de Café está programada para dezembro, em data a ser definida pelos organizadores da competição.
Confira no site da Emater-MG os nomes dos finalistas da 9ª edição: www.emater.mg.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Emater-MG