Um estudo do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, revela que raios matam mais do que enchentes e deslizamentos no país. São cerca de 130 vítimas por ano.
“Quase 1/4 das pessoas que morrem no Brasil por causa dos raios são atingidas na zona rural. A zona rural é o lugar mais perigoso, onde as chances de ser atingido são maiores porque, normalmente, as pessoas trabalham ao ar livre e estão mais expostas aos raios do que em uma grande cidade, onde elas estão dentro de um carro ou prédio”, explica Osmar Pinto Júnior, cientista do Inpe.
José Danzer estava na porta de casa, na zona rural de Santo Cristo, no noroeste do Rio Grande do Sul, quando foi atingido por um raio e acabou morrendo. Ainda é possível ver a marca no lugar onde o raio caiu.
Os animais também acabam correndo perigo. Marcelo Antunes Cerqueira, pecuarista em Monteiro Lobato, no Vale do Paraíba, perdeu 14 cabeças de gado durante uma tempestade. Os bichos estavam embaixo de uma árvore e foram atingidos por uma forte descarga elétrica.
Quando começa a chover mais forte, os animais normalmente procuram abrigo. Em uma área aberta, a árvore parece o lugar mais seguro, mas é justamente debaixo dela que o gado e os produtores estão mais expostos ao perigo.
“Um lugar descampado, a árvore é o objeto mais alto e então as chances de ser atingida por um raio são maiores. Esqueça a chuva e se afaste das árvores. Se começar uma tempestade, recolha o gado para um lugar fechado ou que tenha uma cerca não-metálica e longe de árvores”, recomenda Osmar.
Fonte: Globo Rural