A revista “Criatórios Mangalarga Marchador” publicou uma edição especial destacando os tradicionais criatórios da raça: o Caxambu e o Caxambuense, que sob o comando do saudoso José Márcio Leite e seu filho Márcio Leite, se transformaram em referência nacional.
O lançamento aconteceu durante a 37ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador realizada entre 17 e 28 de julho, no Parque da Gameleira em Belo Horizonte MG.
Com participação de centenas de criadores de todo o país, a festa homenageou José Márcio Leite e contou com a presença dos familiares proprietários do tradicional haras do sul de Minas, especialmente de Ana Lucia Meirelles Leite.
A tradição deste criatório, a história relatando o início de tudo, fotos de alguns dos mais belos animais da linhagem estão reunidas num trabalho extraordinário coordenado pelo jornalista Helder Rabelo, responsável pela produção, junto com um equipe de alto nível que atuou na execução da obra.
A direção da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador também esteve presente no lançamento da revista, prestigiando este importante momento que marca os mais de 60 anos de dedicação dos criatórios de Caxambu à raça Mangalarga Marchador.
– “Nós do Sindicato Rural de Caxambu também parabenizamos a família do nosso querido José Márcio Leite, que sempre apoiou a instituição e que continua através de seus familiares a participar conosco, inclusive da diretoria. E ficamos felizes com um reconhecimento como este para a cidade e para o meio rural da região” – destacou o vice Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Marcelo Pereira da Silva