Em um universo de 60 cursos que vai de açaicultor a pedreiro de alvenaria, o Pronatec do SENAR atende jovens e adultos do meio rural em todo o país, desde 2012. Neste ano, o programa vai ofertar mais de 62 mil vagas, sendo 34,3 mil no primeiro semestre. Até fevereiro, 3,7 mil alunos foram beneficiados pelo Pronatec do Senar. A procura maior vem da região Norte do país, concentrada principalmente no estado do Tocantins, com demanda de 22.975 mil vagas para 2014.
O Pronatec chega a 1.012 municípios brasileirtos por meio da parceria com ministérios e secretarias de Educação. Atualmente, os Ministérios da Pesca, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as secretarias de Educação são os principais demandantes do Senar, somando juntos um volume de 30,8 mil vagas para 2014.
Segundo achefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa, o Pronatec do Senar oferece ao jovem do campo uma formação profissional e pessoal.
“De um lado, os estudantes têm a oportunidade de receber uma metodologia diferenciada, ministrada por instrutores preparados pelo Senar para trabalhar com jovens. Por outro, o empreender no Campo, no módulo com conteúdo sobre empreendorismo, ensina mais do que conteúdo técnico, dá ao jovem a chance de empreender para a vida, ajudando-o a refletir sobre seu papel na sociedade e sobre a necessidade de estudar e mudar de vida”, ressalta Andréa.
Com dois anos, o Pronatec do SENAR já formou estudantes em diversas cadeias produtivas. Alguns foram contratados por grandes empresas, outros aperfeiçoaram as atividades desenvolvidas na propriedade da família ou ainda, abriram o próprio negócio.
Fonte: Diário do Comércio