PRONATEC: AMPLIANDO O ENSINO TECNOLÓGICO

Alguns dos produtos confeccionados pelas reeducandas do presídio feminino de Caxambu dentro do Curso de Artesão em Pintura em Tecido.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Em seguida foi proposta e aceita uma parceria entre o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Ministério da Educação, ampliando a linha de atuação, e diversificando o público alvo. Com isso, os Sindicatos Rurais de todo o país começaram a oferecer, como representantes do SENAR nas cidades, os vários cursos liberados pelo MEC. Estabeleceu-se também em nosso estado, outra parceria, desta vez entre o governo Federal através do MEC, o SENAR através dos Sindicatos Rurais e a Secretaria de Estado da Defesa Social para levar o programa aos reeducandos. O objetivo dos cursos ministrados, de no mínimo 160 horas, nas unidades prisionais é, dentre outros, aumentar as oportunidades educacionais, expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional . Está acontecendo na Unidade Prisional de Caxambu, duas turmas do Curso de Artesão em Pintura em Tecido, desde o dia 07 de outubro, com previsão de término para 29 de novembro, o objetivo explícito é dar a oportunidade para que as trinta reeducandas adquiram condições de ainda enquanto reclusas e, depois de colocadas em liberdade, terem uma profissão e, com isso uma fonte de renda, que as torne preparadas para, ou independentes do concorrido mercado de trabalho, muitas vezes discriminatório, e possam manter-se fora dos muros, sem correrem o risco de tornarem-se reincidentes.