Associados do Sindicato Rural de Caxambu e produtores rurais da região estiveram na sede da instituição na segunda-feira (2) e terça-feira (3) para conhecer o programa ATeG – Assistência Técnica e Gerencial do Senar MG.
A iniciativa foi da direção do Sindicato Rural de Caxambu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e contou com apresentação do Gerente Regional do Senar MG Emerson Simão.
Os dois programas de assistência técnica e gerencial (ATeG) viabilizados são gratuitos e voltados para as cadeias de pecuária de corte e apicultura da região.
-“Esse programa tem por finalidade profissionalizar as atividades do campo para que o produtor rural possa melhorar a qualidade de vida e a rentabilidade do seu negócio. Ficamos muito satisfeitos em poder trazer esses programas para duas cadeias produtivas importantes em nossa matriz econômica e pela confiança depositada pelo SENAR em canalizar recursos consideráveis na melhoria e capacitação dos nossos produtores rurais” – afirmou o Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Rafael.
Leia a seguir a entrevista realizada com Emerson Simão, Gerente Regional do Senar e saiba mais detalhes sobre o programa ATeG.
Qual o objetivo do programa e quais são as atividades em foco para Caxambu e região?
ATeG é o Programa de assistência técnica e gerencial do Senar que tem como missão promover o crescimento, técnico, econômico, profissional e pessoal do produtor rural, através de visitas e orientações sobre suas atividades. Os grupos que estão com inscrições abertas em Caxambu são para bovinocultura de corte e apicultura
Como o programa vai apoiar o produtor da região?
Nossas expectativas são de oferecer soluções aos produtores que auxiliem na profissionalização da atividade e no aumento da sua capacidade produtiva e agregação de valor ao seu produto final. Sendo assim o produtor que participa do nosso programa passa por um sistema de educação técnica e econômico-financeira diferenciado e aprende técnicas de gestão da sua propriedade, tendo assim mais informações e capacidade de tomada de decisões, assertivas, já que são baseadas nos números de sua fazenda e não no achismo
É sem custo para o produtor?
O projeto, nos primeiros 2 anos, não requer desembolso direto pelo produtor. Também não é de graça, pois todo produtor que emite notificação de venda de seus produtos dentro do estado de MG já efetuou a arrecadação de 0,20% de seu faturamento para o Senar.
Qual a importância para a região em receber um programa deste porte?
Os produtores que participam do programa de ATeG do Senar tendem a ser mais profissionais e consequentemente tendem a possuir uma maior eficiência produtiva e econômica, o que traz mais renda. Sendo assim gira um montante maior de dinheiro na região, sem contar que a informação repassada aos técnicos do programa, após inseridas no sistema, geram informações de como a cadeia se comporta na região e ajuda na construção de políticas públicas com pautas voltadas para o agro
A atuação do Sistema Faemg tem sido fundamental para o meio rural e o agronegócio, não é mesmo?
O sistema Faemg Senar é o legítimo representante do produtor rural mineiro. Neste sentido, desenvolvemos ações de representação política, jurídica e ambiental na defesa de todos os produtores que necessitarem deste tipo de serviço. Além disto, o Senar propriamente dito, é o responsável educacional do sistema. Possuímos em nosso portfólio mais de 300 cursos de Formação profissional Rural e Promoção social, que visam a melhoria da renda e da qualidade de vida do produtor rural e todos a sua volta. Temos também o programa de ATeG que atua em 13 cadeias do agronegócio e ainda os cursos técnicos da rede Etec e superiores da Faculdade CNA que visam a profissionalização da mão de obra no campo.
Como está sendo a parceria Senar e Sindicato Rural de Caxambu?
Os sindicatos de produtores rurais, de forma geral, são os nossos representantes nos âmbitos municipais, ou seja, estão na base, identificando as necessidades dos produtores e gerando a demanda para o nosso sistema. O Sindicato Rural de Caxambu é um grande parceiro e apoiador do nosso trabalho. Através da presidência do Eduardo, tem executado um expressivo serviço aos produtores de Caxambu e região. Estamos muito satisfeitos com a parceria que temos e a expectativa é sempre possamos aumentar ainda mais a prestação de serviços oferecidos por todo o sistema ao produtor rural, pois todos ganham com isso.