O Sindicato Rural de Caxambu em parceria com a bióloga Cláudia Máximo idealizadora do projeto, está organizando a implantação do PROGRAMA AGROARTES para Caxambu e região.
Esse projeto tem como objetivos: fortalecer as cadeias produtivas de Caxambu e região através da divulgação e criação de espaço para comercialização de seus produtos agrícolas e artesanais; criar uma rede de parcerias e ações estratégicas integradas junto ao empresariado de Caxambu e região; instituir uma marca regional estabelecendo critérios de qualidade que especifiquem padrões de referência e certificação; divulgar Caxambu como estância hidromineral e rica em produtos agrícolas e artesanato diferenciado dentro dos conceitos de excelência e “fair trade”; capacitar mão de obra especializada; gerar emprego e renda e divulgar e incentivar a arte como gerador de receita, fator de socialização, valorização social e pessoal.
A justificativa para sua implantação é que Caxambu é uma cidade com grande potencial de agricultura familiar e artesanato e, soma-se a isso sua capacidade hoteleira em função do potencial turístico desenvolvido para satisfazer as demandas motivadas pelas propriedades terapêuticas de suas águas minerais. Outro motivo é que os setores de agricultura familiar e artesanato carecem de ações que garantam sua sustentabilidade e maior visibilidade.
A meta do projeto é criar um espaço de comércio e divulgação dos produtos que também funcione como uma feira de negócios, cultura, lazer e entretenimento.
O PROGRAMA AGROARTES DE CAXAMBU E REGIÃO uma vez implantado levará a uma ação empresarial e associativista entre os elos da cadeia produtiva oferecendo segurança, qualidade, preço justo e racionalização de custo numa política onde todos ganham.
No setor social o AGROARTES representa uma oportunidade de fortalecer as atividades empresariais, garantindo a manutenção e ampliação de empregos e preservação do meio ambiente oferecendo à população alimentos saudáveis, preços justos e o mais importante, o reconhecimento de CAXAMBU e região como um polo de produção agrícola e artesanato.
Em breve, estaremos abrindo inscrição para os agricultores e artesãos interessados em
participar do projeto. Fiquem atentos aos nossos informativos e site.