Os produtores de milho e café do Sul de Minas Gerais estão muito satisfeitos com os preços em 2011, que ficaram bem acima dos praticados no ano passado. Com a valorização, muitos agricultores tiveram renda para investir na lavoura e garantir um bom resultado também em 2012.
O produtor Antenor Rabello planta milho há mais de 30 anos. Atualmente, ele tem 1,2 mil hectares em São Bento Abade, Carmo da Cachoeira e Luminárias. Na última safra, colheu 196 mil sacas, quantidade menor que a do ano passado, mas que foi compensada pelo alto preço na hora da venda.
O sul é a segunda região de Minas que mais produz milho. Em 2011, foi responsável por 20% das 6,5 milhões de toneladas produzidas no estado.
Quem também comemora o bom momento é o produtor Paulo Sérgio Pereira Ribeiro. Em 2010, ele vendeu quase 290 mil sacas de milho, contra 220 mil este ano. Apesar disso, o faturamento aumentou em quase R$ 1 milhão.
Café
Os cafeicultores também não têm do que reclamar. O ano de 2011 foi de mercado estável e valorizado. Segundo Archimedes Coli Neto, presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG), a saca de 60 quilos do grão teve um preço médio de R$ 486 este ano.
O mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta quarta-feira (21), estima que Minas Gerais produziu 22,18 milhões de sacas em 2011. O sul do Estado respondeu por quase metade desse volume.
De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), a área plantada com milho deve crescer na próxima safra. A previsão para o café é que haja uma pequena queda nos preços, mas que ainda devem se manter satisfatórios.
Fonte: EPTV