Vinte e seis feirantes de Caxambu participaram da oficina Higiene dos Alimentos e do seminário Cuidados em Tempos de Covid-19. Os eventos fazem parte da preparação para o projeto da Feira Segura, que será promovida em 16 de outubro (sábado) no Centro de Convenções de Caxambu. A Feira Segura é uma iniciativa da CNA, com a parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, visando à orientação de produtores para a promoção de feiras livres com segurança, evitando o contágio pelo coronavírus.
O projeto foi criado em função da pandemia e prevê a realização dos eventos em ambiente amplo e ao ar livre; espaçamento de 1,5 metro entre as barracas; espaços isolados entre feirantes e clientes; controle de fluxo de clientes; disponibilização de pias para higienização das mãos e lixeiras; uso de máscaras, toucas, luvas e aventais pelos feirantes; disponibilização de álcool em gel em todas as barracas; e alimentos embalados.
Na oficina, ministrada pela instrutora Aline Pereira Martins, e o seminário, conduzido pela instrutora Renata Zacaroni, os feirantes aprenderam sobre higienização, preparação e embalagem dos produtos. “A oficina e o seminário prepararam os feirantes para comercializar os produtos de forma segura para eles e para os clientes. É uma oportunidade de dar suporte à comunidade rural para que ela possa superar a crise e garantir o sustento novamente para sua família”, declarou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Caxambu, Eduardo Pereira de Castilho Rafael.
Com mobilização de Ana Maria Pereira Arsênio, a Feira Segura em Caxambu é uma realização do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Caxambu, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Fonte: ALINE FURTADO – Assessoria de Comunicação – SENAR Juiz de Fora – MG