É de suma importância posicionarmos contra a fusão da EMATER-MG com a EPAMIG. Pois são empresas distintas que têm nas suas essências atividades diferentes.
A EPAMIG é pesquisadora de tecnologia rural , que após testes de comprovação científica coloca a disposição da EMATER-MG para implementar o desenvolvimento rural. A EPAMIG é criativa e por ser geradora de tecnologia ainda na fase de pesquisa tem suas atividades voltadas para o campo da experimentação.
Já a EMATER-MG é a divulgadora da tecnologia comprovada pela EPAMIG e tem a função fundamental da educação junto à família rural. A fusão de duas Empresas com missões diferentes trará um prejuízo para ambas e a extinção dos serviços que seria eminente.
O prejuízo maior será para agricultura familiar de subsistência que não tem condições de pagar a assistência técnica rural. Em 1988 o Governo de Minas tentou extinguir a EMATER-MG, mas a massa crítica da Empresa barrou essa iniciativa .
Portanto, eu como agrônomo, ex técnico de campo da EMATER-MG durante 41 anos, hoje produtor rural sou pela continuidade da Extensão Rural em Mina Gerais via EMATER e contra a fusão destas empresas.
A fusão da EMATER-MG com a EPAMIG será, sem dúvida o início de um sucateamento e de uma futura extinção dos serviços tão essenciais para o meio rural de Minas Gerais.
José Carlos Ematné – Presidente do Sindicato Rural de Caxambu