Após o curso o curso “A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros”, promovido pelo Sistema FAEMG/SEAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Caxambu, o município ganhou um novo roteiro turístico. A cidade já é conhecida por integrar o chamado Circuito das Águas, do qual fazem parte importantes estâncias hidrominerais. O treinamento contou com o apoio da Prefeitura de Caxambu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Com a participação de 11 alunos, o curso resultou na produção e na instalação de novas placas educativas na trilha “Caminho das Águas”, que dá acesso ao cume do Morro de Caxambu, estando localizada próximo ao Parque das Águas.
“Além disso, elaboramos um novo roteiro turístico, que já está apto a ser comercializado pelos condutores capacitados, que serão credenciados pela Prefeitura, podendo atuar por meio do Centro de Atendimento ao Turista de Caxambu”, explicou o instrutor Gustavo Toledo. Ele lembrou que está prevista para 2022 a realização do Programa Agente de Turismo Rural, entre os meses de julho e dezembro.
“Trata-se de um trabalho final para o lançamento das trilhas do Morro de Caxambu. Esta iniciativa prepara profissionais para atuarem como guias. Todo o sistema de trilhas está implantado, sendo assim, temos mais um atrativo para Caxambu, que é ainda uma opção de geração de emprego e renda”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Caxambu, Filipe Condé.
“O treinamento foi uma oportunidade muito importante de interagir com este ambiente, que era usado culturalmente por nós, mas não como fonte de renda. O curso foi fundamental para que possamos atuar de modo a movimentar ainda mais o turismo em Caxambu”, disse o aluno Paulo Ricardo Pereira Silva.
“O curso despertou a nossa visão sobre a cidade e as riquezas que ela nos oferece. A visão empreendedora que o curso proporciona é fantástica”, contou o participante Robson de Barros.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SENAR Juiz de Fora –
ALINE FURTADO