Minério e café são destaques na balança de Minas

A manutenção de preços acima da média verificada no ano passado no mercado internacional resultou em aumento de 4,1% na receita com os embarques de minério de ferro extraído em Minas Gerais entre janeiro e julho na comparação com o mesmo intervalo de 2012. As vendas externas do insumo siderúrgico passaram de US$ 8,174 bilhões para US$ 8,515 bilhões.

Com o resultado, o minério se manteve como principal item da pauta de exportações mineira e respondeu por 44,63% das vendas externas no período. Os dados detalhados da balança comercial mineira foram divulgados ontem pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Por outro lado, o volume exportado nos primeiros sete meses de 2013 registrou pequena queda de 0,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os embarques totalizaram 89,029 milhões de toneladas entre janeiro e julho, ante 89,250 milhões de toneladas em 2012.

A disparidade entre a receita e o volume embarcado se deu por conta das melhores médias de preços do minério no mercado internacional, sobretudo no início deste ano, quando o insumo chegou a ser negociado por US$ 157 a tonelada.

Café

O segundo item no ranking das exportações mineiras é o café, que respondeu por 9,26% das receitas. No acumulado até julho as vendas internas dacommodity agrícola caíram 17,9%, passando de US$ 2,153 bilhões para US$ 1,767 bilhão. O resultado foi afetado pela queda na cotação internacional.

Em sentido contrário, o volume embarcado de café cresceu 17,2% nos primeiros sete meses de 2013 na comparação com igual período do exercício anterior. As exportações atingiram 585,252 mil toneladas, contra 499,269 mil toneladas em 2012.

Já a receita com os embarques de ouro ficaram estáveis, com pequena redução de 0,2% entre janeiro e julho na comparação com os primeiros sete meses de 2012. A venda do metal precioso movimentou US$ 914,387 milhões, ante 916,436 milhões no ano anterior.

No acumulado até julho as exportações de ouro alcançaram 17,9 toneladas. O volume é 4,1% superior ao registrado em igual período do ano passado (17,2 toneladas).

De acordo com as informações do Mdic, a Vale se manteve coma principal empresa exportadora do Estado. A companhia respondeu por 38,58% da receita com as vendas externas. Entre janeiro e julho a mineradora movimentou US$ 7,360 bilhões. O valor é 3,29% maior que o verificado nos primeiros sete meses de 2012, quando somou US$ 7,126 bilhões.

Saldo

As exportações mineiras somaram US$ 19,081 bilhões nos primeiros sete meses. O valor é 0,7% menor que o registrado no mesmo período de 2013, quando alcançou US$ 19,228 bilhões. Já as importações cresceram 4,6% na mesma base de comparação. As compras externas movimentaram US$ 7,132 bilhões no acumulado até julho, ante US$ 6,814 bilhões nos primeiros de sete meses de 2012.

Conforme o Mdic, o automóvel foi o principal item importado por Minas entre janeiro e julho, respondendo por 5,1% do total. Os desembarques somaram US$ 364,739 milhões, ante US$ 279,545 milhões em 2012. O saldo da balança comercial do Estado ficou positivo em US$ 11,948 bilhões no acumulado até julho. O resultado é 3,7% menor que o verificado no mesmo intervalo de 2012, quando atingiu US$ 12,414 bilhões.
Fonte: Diário do Comércio