A Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais, neste ano, ocorre pela primeira vez no Brasil e terá como sede Belo Horizonte (MG). O evento faz parte da programação da Semana Internacional do Café, realizada entre os dias 9 e 13 de setembro. A Conferência foi feita anteriormente no México e em países da África, grandes produtores desse tipo de bebida.
O encontro terá palestras, workshops, discussões e sessões de degustação envolvendo cafés Arábicas naturais de alta qualidade. Os cafés naturais resultam do processamento de secagem do fruto, com a casca, no terreiro e que, entre outras qualidades, confere mais doçura à bebida. Entre os palestrantes presentes estão o mexicano Manuel Diaz, especialista em torra e responsável pela elaboração de diferentes perfis sensoriais para competições e cafeterias; o diretor-executivo da Coffee Quality Institute (CQI), David Roche, entidade que reúne estudos e provas profissionais de cafés de qualidade de todo o mundo; e o professor-doutor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Borém, um dos maiores estudiosos dos cafés naturais do Brasil.
Ao final do encontro será elaborado um documento oficial inédito: o Guia de Referência e Padrões dos Cafés Naturais no mundo. A publicação é uma compilação de todos os encontros realizados no México, em países da África e, por fim, no Brasil, com referências técnicas de padrões de cafés naturais no mundo. O Brasil, como maior produtor mundial deste tipo de café, contribuirá muito com as pesquisas aqui realizadas e informações gerais sobre os naturais.
Além da conferência internacional, visitantes nacionais e internacionais poderão participar de mais de dez encontros e palestras durante a Semana Internacional do Café, com acesso a conteúdos exclusivos. A maior parte da programação técnica será realizada pela primeira vez em Minas Gerais.
Um dos eventos de bastante procura é a Rodada de Negócios & Coffee of The Year 2013, onde compradores e empresários de diversos países circulam nas mesas de provas para a avaliação sensorial do café e a compra das sacas. O público visitante terá a oportunidade de provar cafés da nova safra e votar naquele de que mais gosta.
Para os que se interessam em conteúdo e assuntos do mercado de café, haverá o DNA Café 2013 – Seminário Internacional, nos dias 9 e 10 de setembro, com 12 horas de conteúdo sob o tema Desenvolvimento, novidades e ações para um futuro sustentável de toda a cadeia do café, com foco em temas relevantes para o dia a dia de produtores, técnicos, profissionais do setor e estudantes da área.
Outra novidade é a antecipação da pré-seleção do Cup of Excellence, principal concurso de cafés especiais do Brasil e do mundo. Organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o 14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013 recebe amostras de alta qualidade de grãos de todo o Brasil, que são avaliadas por provadores profissionais. As amostras classificadas na pré-seleção irão para a Fase Nacional do concurso (de 30/9 a 4/10).
Durante a feira, mais palestras, workshops e encontros serão realizados na Sala Inteligência de Mercado, na Cafeteria Gourmet e na Sala Encontros do Café, onde lideranças de diversas áreas trocam experiências, como a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA-Brasil), o Business Experience: Proprietários de Cafeterias, Certificadoras e a Cafeicultura Familiar, Q Graders, entre outros. Serão realizados também os Campeonatos Brasileiros de Baristas, que premiam os melhores profissionais do país no preparo de café.
RURALBR