O Coffee of the Year Brasil 2021 premia cafés arábica e canéfora de todo o país e, desde 2020, ampliou duas novas categorias pioneiras para grãos fermentados de forma induzida pelos produtores. Os campeões serão revelados na SIC 2021
Estão quase se encerrando as inscrições para o Coffee of The Year Brasil 2021 (COY), concurso que tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, com incentivo ao desenvolvimento e ao aprimoramento da produção nacional e à divulgação de novas origens do café.
O COY 2021 faz parte da programação da Semana Internacional do Café (SIC) e a premiação é realizada no último dia do evento.
A primeira das novidades são duas novas categorias, criadas em 2020 e que permanecem, que receberão Menção Honrosa, para cafés que passaram por Fermentação Induzida Arábica e Fermentação Induzida Canéfora. A fermentação induzida é uma tendência de controlar o processo de pós-colheita do café com o uso de diversas técnicas e que, nesta safra, foi acentuada por produtores da maioria das regiões.
A segunda novidade é que, como a SIC será presencial e digital, a premiação volta a acontecer no último dia da SIC (12/11), presencial, ao vivo e on-line em plataforma exclusiva.
A terceira novidade é que, após avaliação dos provadores certificados: Q-Graders e R-Graders, a última prova será realizada novamente pelo público presente na SIC 2021, no Expominas, em Belo Horizonte. Serão selecionados para a final 10 cafés arábicas; 10 canéforas; 3 fermentações arábica e 3 fermentações canéfora. O público poderá degustar esses cafés e dar o seu voto.
PROVAS SERÃO ADAPTADAS AO NOVO PROTOCOLO
Produtores de café arábica, canéfora, fermentação induzida arábica e fermentação induzida canéfora, devem primeiramente se inscrever no sistema Sympla e pagar uma taxa de inscrição de R$ 150.
Na sequência será necessário preencher uma ficha da amostra on-line, que será recebida através do e-mail, imprimi-la e anexá-la à amostra de 5 kg de café. O prazo máximo para recebimento das amostras é 08/10/2021.
Neste ano a coordenação das provas será realizada novamente pelo IFSULDEMINAS, com a gestão do Professor Leandro Paiva dos núcleos de provas em todo o Brasil, que receberão as amostras codificadas e torradas. A mudança ocorre por conta da pandemia e os protocolos de distanciamento. A empresa Cropster – ferramenta de gestão de provas, de torrefações e de cafeterias – é apoiadora do Coffee of The Year Brasil pelo segundo ano.
OS CAFÉS E OS PROCESSAMENTOS
Serão aceitos cafés que no pós-colheita são levados aos processos:
- via seca (fruto seco com todas as suas partes constituintes, resultando nos cafés em coco/café natural);
- via úmida (cafés secos após a retirada da casca do fruto, podendo ainda, haver ou não, a retirada da mucilagem por fermentação natural ou com uso de desmuciladores mecânicos);
- fermentações induzidas ou controladas, onde os frutos – na sua forma natural ou descascados ou desmucilados ou despolpados – são induzidos de forma deliberada no intuito de promover fermentações (igual ou superiores a 10 horas contínuas ou intermitentes) aeróbicas ou anaeróbicas, com ou sem adição de componentes exógenos.
Para mais informações acesse:
https://semanainternacionaldocafe.com.br/coffee-of-the-year
OS CAMPEÕES DE 2020
No ano passado o grande campeão da categoria arábica vem das Montanhas do Espírito Santo: Denizar Dias Douro, da Douro Cafés Especiais, localizada no município de Marechal Floriano. Já na categoria canéfora, o campeão é o produtor Gustavo Sturm, da Fazenda Bom Retiro, em Teixeira de Freitas (BA), no Extremo Sul da Bahia.
Como menção honrosa, as categorias de fermentação induzida tiveram como vencedoras duas produtoras! Na fermentação induzida arábica, a campeã foi a cafeicultora Maria Gabriela Baracat Sanchez, da Fazenda Dois Irmãos Cafés Especiais, de Coromandel (MG), no Cerrado Mineiro. Em relação à fermentação induzida canéfora, o primeiro lugar ficou com Ediana Capich, do Sítio Santo Antonio, de Novo Horizonte do Oeste, em Matas de Rondônia.
Confira abaixo as colocações das quatro categorias:
ARÁBICA
1º Douro Cafés Especiais – Denizar Dias Douro – Marechal Floriano (ES) – Montanhas do Espírito Santo
2º Sitio Recanto dos Tucanos – Wilians Valério Júnior – Alto Caparaó (MG) – Caparaó
3º Sítio Refúgio do Cedro – Cedro Fornari – Iúna (ES) – Caparaó
4º Sítio Forquilha do Rio – Greciano Lacerda – Espera Feliz (MG) – Caparaó
5º Fazenda Cachoeira – Miriam Monteiro de Aguiar – Santo Antônio do Amparo (MG) – Campo das Vertentes
6º Sítio Recanto dos Tucanos – Wilians Valério – Alto Caparaó (MG) – Caparaó
7º Fazenda Terras Altas – Aurelio Figueiredo Felizali – Ingaí (MG) – Sul de Minas
8º Quintas de Guimarães – Beatriz Aparecida de Souza Guimarães – Serra do Salitre (MG) – Cerrado Mineiro
9º Fazenda Santa Maria/Café Minamihara – Getulio Mitsuhiro Minamihara – Cristais Paulistas (SP) – Alta Mogiana
10º Fazenda Boa Esperança – José Adil Braggion – Bragança Paulista (SP) – Média Mogiana
CANÉFORA
1º Fazenda Bom Retiro – Gustavo Sturm – Teixeira de Freitas (BA) – Extremo Sul da Bahia
2º Sítio Grãos de Ouro – Luiz Claudio de Souza – Muqui (ES) – Sul do Espírito Santo
3º Sítio Reino das Água Claras – Sílvio Ricardo Werner – Lajinha (MG) – Matas de Minas
4º Sítio Sering – Giovanio Cesar Sering – Itarana (ES) – Montanhas do Espírito Santo
5º Fazenda do Braz – Sara Horst – Iúna (ES) – Caparaó
FERMENTAÇÃO INDUZIDA ARÁBICA
1º Fazenda Dois Irmãos Cafés Especiais – Maria Gabriela Baracat Sanchez – Coromandel (MG) – Cerrado Mineiro
2º Fazenda Alto Siritinga – Juliana Roberta Calinçani – Santa Margarida (MG) – Matas de Minas
3º Sítio Terra Branca – Andreia Mattos – Alto Jequitibá (MG) – Caparaó
FERMENTAÇÃO INDUZIDA CANÉFORA
1º Sitio Santo Antonio – Ediana Capich – Novo Horizonte do Oeste (RO) – Matas de Rondônia
2º Sítio Grãos de Ouro – Neuza Maria da Silva de Souza – Muqui (ES) – Sul do Espírito Santo
3º Fazenda Bonanza – Cristiano Henrique Pereira Venturim – Lajinha (MG) Matas de Minas
SOBRE O COFFEE OF THE YEAR BRASIL
Criado em 2012, o Prêmio COFFEE OF THE YEAR BRASIL tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.
O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café.
Destas amostras classificadas, total de 200 este ano, as 21 melhores vão para a final do concurso (10 amostras de arábica, 5 de canéfora, 3 de fermentação induzida arábica e 3 de fermentação induzida canéfora). A revelação e a premiação do café mais pontuado e votado pelo público acontece no último dia do evento (12/11) na SIC 2021, no Auditório do Expominas, Belo Horizonte. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.
SOBRE A SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Este ano de 2021, devido à pandemia, será realizada de forma presencial e em plataforma digital.
PATROCINADORES
A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara e Mosaic Fertilizantes.
SERVIÇO
Semana Internacional do Café 2021
De 10 a 12 de novembro
#conectadospelocafé
Redes sociais
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram: @semanainternacionaldocafe
Acesse: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Para informações e atendimento à imprensa: contato@semanainternacionaldocafe.com.br