Solenidade de entrega da maior comenda do agronegócio mineiro será dia 7 de julho (terça), em BH.
LISTA DE AGRACIADOS 2015
Grande Medalha
Eliseu Roberto de Andrade Alves
Política
Dep. Federal Odelmo Leão Carneiro
Técnico-Científica
José Edgar Pinto Paiva
Comunicação
Revista Balde Branco
Produtor Rural
Clécio Azevedo Vilela – Carmo do Rio Claro
Décio Bruxel – João Pinheiro
Edvaldo Lopo Alkimim – Manga
Getúlio Wolf – São Roque de Minas
Grupo Sekita – Rio Paranaíba
Henrique Cambraia – Sto. Antônio do Amparo
Massato Hatsuia – Nova Ponte
Odair Antônio Cenci – Iraí de Minas
Sônia Maria de Paula Rezende – Curvelo
Wilson Pires – Teófilo Otoni
Sindicato
Araxá
Monte Alegre de Minas
Passos
Pompéu
Serro
|
Comemorando o Dia do Produtor Rural Mineiro, o SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) realiza, em 7 de julho, a oitava edição de sua premiação da Medalha do Mérito Rural. Serãohomenageadas 19 pessoas e instituições que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural. A solenidade será no Centro Cultural Bradesco, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, às 19h30.
A Grande Medalha deste ano será entregue ao engenheiro agrônomo e doutor em Economia Rural, Eliseu Alves. Mineiro de São João Del Rei, trabalha há mais de 50 anos pelo desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Iniciou carreira como pesquisador da Emater-MG. Integrou o grupo de trabalho que idealizou a Embrapa. Fez parte da primeira diretoria da empresa e a presidiu entre 1979 e 1985, quando a instituição foi consolidada e tornou-se respeitada no Brasil e no exterior. Também foi presidente da Codevasf. Desde 1990, é pesquisador da Embrapa, na área de política agrícola, desenvolvimento institucional e economia de produção, e, atualmente, é assessor da presidência.
Maior honraria da noite, a Grande Medalha já prestou homenagem ao trabalho de Antonio Ernesto de Salvo, ex-presidente da CNA (2007), senadora Kátia Abreu, presidente da CNA (2008), Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura (2009), Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura (2010), deputado federal Aldo Rebelo (2011), Gilman Viana Rodrigues, ex-presidente da FAEMG e ex-secretário de Estado de Agricultura (2012) e Robério Silva, diretor-executivo da Organização Internacional do Café – OIC (2013).
Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica, Comunicação e Política. Assim, a Federação pretende dignificar todo o meio de produtores rurais e de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.
| Conselho da Medalha – As indicações de homenageados são feitas por presidentes e diretores de Sindicatos dos Produtores Rurais e analisadas pelo Conselho da Medalha, integrado pelos diretores executivos da FAEMG, pelo superintendente do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e por presidentes de três Sindicatos dos Produtores Rurais, e secretariado pelo coordenador da Assessoria Sindical da Federação. O Conselho tem uma árdua tarefa: selecionar, por meio de currículos, quem é merecedor da honraria. São muitos os indicados, mas poucos os agraciados. Com isso, a FAEMG quer dar a medida certa do valor que têm seus homenageados.