Pelo sétimo ano consecutivo, a FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) comemora o Dia do Produtor Rural Mineiro com a premiação da Medalha do Mérito Rural. Serão homenageadas 19 pessoas e instituições que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural. A solenidade será nesta quarta-feira (3/7), no Centro Cultural Bradesco, em Belo Horizonte, às 19h30.
A Grande Medalha deste ano será entregue ao diretor-executivo da OIC (Organização Internacional do Café), Robério Oliveira Silva. À frente da entidade desde 2011, o mineiro foi peça central na escolha de Belo Horizonte para sediar o cinquentenário da Organização, como parte da programação para a Semana Internacional do Café, em setembro próximo.
Maior honraria da noite, a Grande Medalha já prestou homenagem ao trabalho de Antonio Ernesto de Salvo, ex-presidente da CNA (2007), senadora Kátia Abreu, presidente da CNA (2008), Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura (2009), Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura (2010), deputado federal Aldo Rebelo (2011) e Gilman Viana Rodrigues, ex-presidente da FAEMG e ex-secretário de Estado de Agricultura (2012).
Além da Grande Medalha, a Medalha do Mérito premia as categorias de Produtor Rural, Sindicato Rural, Técnico-Científica, Comunicação e Política. Assim, a Federação pretende dignificar todo o meio de produtores rurais e de representação classista, mostrando que o campo também tem os seus heróis.
Conselho da Medalha
As indicações de homenageados são feitas por presidentes e diretores de Sindicatos dos Produtores Rurais e analisadas pelo Conselho da Medalha, integrado pelos diretores executivos da FAEMG, pelo superintendente do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e por presidentes de três Sindicatos dos Produtores Rurais, e secretariado pelo coordenador da Assessoria Sindical da Federação. O Conselho tem uma árdua tarefa: selecionar, por meio de currículos, quem é merecedor da honraria. São muitos os indicados, mas poucos os agraciados. Com isso, a FAEMG quer dar a medida certa do valor que têm seus homenageados.
Fonte: FAEMG