Um novo investimento em agronegócio poderá transformar Caxambu num dos maiores polos de produção de morangos na região. Com apoio da Prefeitura, do Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG, o empreendimento é aguardado como grande gerador de emprego e renda e indutor da economia local. Alguns detalhes do investimento foram apresentados na manhã desta terça-feira (16) num encontro que contou com a participação de representantes da Prefeitura de Caxambu, Sindicato Rural, Senar MG e os investidores envolvidos na empreitada.
Estiveram presentes o Prefeito Diogo Curi, o vice-Prefeito Luiz Henrique Diório de Souza, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Amaro Gadbem, o Procurador Geral do Município José Alfredo Carvalho da Silva, o Secretário de Obras Edson Baldi e o Vereador Fábio Curi. Também participaram do encontro, o Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo de Castilho Rafael, o Gerente Regional do Senar MG Wander Magalhães, a Secretária Executiva do Sindicato Rural Solange dos Reis e a mobilizadora do Senar Ana Maria Arsênio, além do gestor do Haras Monte Branco Leonardo Antero do Carmo e o empresário Robson Renato Pereira.
O empresário que lidera o projeto é Carlos Roberto Alves, proprietário da Rede Oba de Hortifrúti, que conta com mais de 40 anos de história, e é considerada uma das maiores redes de hortifrúti do país. São mais de 70 lojas distribuídas pelos estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Ele já investe em Caxambu desde 2019 quando deu início ao Haras Monte Branco, um dos mais atuantes do país na criação de Mangalarga Marchador.
Agora o foco é a produção de morangos que será na Fazenda Santa Helena, outra área adquirida pelo empresário para produção e será implantada em parceria com o empresário Robson Renato Pereira de Pouso Alegre, que já produz morangos em grande escala e fornece para a rede Oba.
“É um investimento que estamos fazendo, que será sem dúvida muito bom para a região. Nossa empresa em tudo o que faz valoriza o humano, gerando empregos com todos os diretos trabalhistas assegurados, investimentos em qualificação de mão de obra e com isso tudo queremos apoiar o desenvolvimento de Caxambu e região” – garante Leonardo Antero do Carmo, gestor do Haras Monte Branco e representante do empresário Carlos Roberto Alves.
Na visita o gerente regional do Senar MG vislumbrou as possibilidades para estabelecer uma pareceria de sucesso: -“Poderemos organizar cursos específicos para esta área de produção, a fim de qualificar a mão de obra que o empreendimento precisar. São diversas oportunidades, numa linha empresarial e vamos trabalhar em conjunto”. – disse o Gerente Regional do Senar Wander Magalhães.
Para o Sindicato Rural, que vem trabalhando pelo agronegócio na cidade e também na busca de qualificar mão de obra por meio do Senar, é um momento importante –“O Sindicato Rural e o Senar MG mais uma vez se apresentam como parceiros deste projeto e temos a certeza de que teremos excelentes resultados nesse investimento, tanto para o município quanto para o desenvolvimento do agronegócio em nossa região” – afirmou Eduardo de Castilho Rafael Presidente do Sindicato rural de Caxambu.
A demanda desta produção que será realizada em Caxambu está garantida, pois o próprio grupo Oba vai escoar os morangos aqui colhidos, gerando um fluxo de plantio e venda muito positivo em toda a cadeia produtiva. –“Nossa Central de Inclusão Produtiva no Centro de Convenções, com o apoio do Sindicato Rural e Senar poderá formar a mão de obra que será necessária para esta produção. É um momento impar para Caxambu e região” – lembra Amaro Gadbem, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Para o empresário Robson Renato Pereira, o investimento poderá sim render bons frutos em Caxambu –“Estou bem animado com esta receptividade e com as perspectivas. Vamos treinar o pessoal em todas as fases da produção do morango, e certamente aqui será uma grande oportunidade”- disse ele.
A Prefeitura vem trabalhando no desenvolvimento do município desde o primeiro dia de governo e receber um investimento como este é uma etapa importante –“Para Caxambu é com certeza mais uma grande oportunidade e recebemos de braços abertos, colocando todo o suporte que for possível por parte da Prefeitura à disposição dos empresários que estão acreditando em nossa cidade” –disse o Prefeito Diogo Curi.