O Governo de Minas lançou nesta segunda feira a Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro em 2013. Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil. Ela se insere nos esforços de internacionalização do Estado empreendidos pelo Governo de Minas, que vem alcançando bons resultados em acordos bilaterais, atração de investimentos e fomento ao turismo.
A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em parceria com a OIC, FAEMG, principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) e Café Editora.
A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber sua 50ª reunião da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do grão. Na reunião da OIC, chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países estarão na capital mineira para debater os rumos do mercado de café.
O Espaço Brasil Café, que em sua 8ª edição chega pela primeira vez a Minas, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.
No evento de lançamento, será realizada uma coletiva com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, o diretor-executivo da OIC, Robério Silva, o presidente da Faemg, Roberto Simões, e o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha. Após a coletiva, eles permanecerão à disposição da imprensa para mais informações.
Fonte: Estado de Minas Gerais