Novo Plano Safra terá maior foco em sustentabilidade, diz ministro da Agricultura
O Plano Safra 2023/24 deverá ter maior foco em sustentabilidade ambiental, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que defendeu também a ampliação de recursos destinados aos produtores agrícolas.
Segundo Fávaro, o próximo Plano Safra, que será lançado “ainda no primeiro semestre”, vai premiar produtores com boas práticas sociais e ambientais, o que segundo ele engloba a “imensa maioria” dos agricultores.
Já aqueles que cometem ilegalidades ambientais não terão acesso a recursos. O maior foco em sustentabilidade ambiental não significa levar mais obrigações aos produtores, acrescentou.
Fávaro disse ainda que vai brigar por mais recursos aos produtores e por equalização de taxas de juros mais competitivas.
IBGE e Conab esperam avanço da safra, e agro pode melhorar o PIB 2023
A divulgação de novas estimativas de produção agrícola pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trouxeram boas notícias para o agronegócio — e para a economia brasileira como um todo.
A Conab passou a estimar a produção de grãos no Brasil para o ciclo 2022/23 em 312,5 milhões de toneladas, um acréscimo de 40,1 milhões de toneladas na comparação com 2021/22 (alta de 15%). Há um acréscimo de mais de 2,5 milhões de toneladas em relação à última projeção da autarquia, de março.
Já o IBGE divulgou que estima a safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas em 299,7 milhões de toneladas para 2023. Há avanço de 36,5 milhões de toneladas em relação a 2022 (alta de 13,9%). Em relação à última projeção, o número teve acréscimo de 1,6 milhão de toneladas.
Notícia-crime contra líder do MST é encaminhada ao Ministério Público de São Paulo
As recentes declarações feitas pelo líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, incluindo o anúncio por vídeo de que novas invasões seriam realizadas em todo o País, ensejaram mais um pedido de prisão. Desta vez, uma notícia-crime foi enviada ao Procurador-Geral do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, pelo deputado federal Deltan Dallagnol (PODE-PR), que destaca a fala de Stédile como determinante para que as ações tivessem continuidade.
Para o parlamentar, o líder do movimento, de forma clara e direta, encorajou a invasão a diversas propriedades rurais, circunstância que, além de causar diversos danos aos proprietários de terras, caracteriza a prática de diversos crimes.
Nova linha de crédito do BNDES atrelada ao dólar vai disponibilizar R$ 2 bi para compra de máquinas e equipamentos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nova linha de crédito rural lastreada no dólar. O crédito aberto pela instituição é de R$ 2 bilhões, com juros de 7,59% ao ano, bem abaixo dos atuais 13,75% da Selic, taxa básica de juros da economia brasileira.
O crédito é destinado à compra de máquinas e implementos agrícolas de produção nacional.
Os financiamentos serão focados nos produtores rurais de commodities, como soja, milho e algodão, justamente por terem receita na moeda norte-americana. Segundo Mercadante, os créditos serão concedidos a quem comprove não estar produzindo em áreas de desmatamento.
O lançamento da medida coincide com a recente manifestação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que o comércio internacional não deveria ser feito exclusivamente em dólar.
Conforme o presidente do banco, Aloizio Mercadante, o momento é oportuno para o lançamento da linha. Mercadante classificou a medida como uma inovação muito criativa diante de um cenário de crise de confiança.
Fontes: CNN / Notícias Agricolas / ministério da Agricultura / Faemg