Minas é destaque no Prêmio CNA de Charcutaria
Minas Gerais foi o grande destaque do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria. O estado acumulou a primeira e a quinta colocação. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, na quarta (24), os vencedores dos melhores salames artesanais (tipo italiano) que concorreram à honraria. Ao todo, sete produtores chegaram à etapa final do concurso.
O evento foi aberto pelo presidente da CNA, João Martins, que destacou a importância de reconhecer o trabalho dos produtores artesanais brasileiros. Esta edição foi realizada em parceria com a Academia da Charcutaria. O evento teve a participação de presidentes das federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar e autoridades convidadas.
A campeã do concurso foi Mariana Ribeiro Teixeira, da Salames Beira Mato, de Formiga (MG). O segundo lugar ficou com Vitor Antônio Gedoz, da Salames Zampa Grigia, de Carlos Barbosa (RS). O terceiro colocado foi o produtor Ediney Neis, da Salames Caravaggio, de Catanduvas (PR). Gesner Belisário, responsável pelos Salames Charcutaria da Serra, de Jaboticatubas, ficou com a quinta colocação.
Os três melhores vão receber prêmios em dinheiro e o selo de participação no Prêmio CNA Brasil Artesanal. Todos os sete finalistas (confira abaixo a lista completa) receberam um certificado dos organizadores. Os vencedores foram à Brasília acompanhados de seus familiares e agradeceram a oportunidade de participar da premiação, além de destacarem a importância desse tipo de iniciativa para ampliar a visibilidade dos salames artesanais.
Mariana Ribeiro Teixeira não escondeu o sentimento de emoção e alegria ao ganhar o primeiro lugar. “Acredito que o prêmio vai me ajudar a expandir mercados para outros estados e principalmente consolidar a imagem e a visibilidade dos nossos salames nos empórios de todo o país”, destacou.
Brasil exporta quase 90% de todo o café especial que produz
O Sul de Minas é a principal região produtora de café do Brasil e tem ganhado destaque nos últimos anos também na produção de cafés especiais. Hoje, quase 90% de todo o café especial produzido no país é exportado e consumido no exterior.
Nesta quarta-feira (24) é comemorado o Dia Nacional do Café. A data marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil.
Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Vinicius Estrela, a produção de cafés especiais vem crescendo de forma significativa.
“O café especial vem se transformando em um segmento importante na cafeicultura brasileira com um crescimento anual de cerca de dois dígitos, ou seja, mais de 10% de média nos últimos cinco anos. E esse movimento se deve principalmente à valorização do café especial e do reconhecimento do mundo e do Brasil a respeito da origem brasileira dos cafés especiais”, disse.
Vinicius Estrela explica que o café especial é basicamente todo café que é livre de defeitos e que na avaliação sensorial recebe mais de 80 pontos.
“Esse é um fator importante, porque como ele tem uma maior homogeneidade de sabores na xícara, o valor percebido dele pelo consumidor vem aumentando e as pessoas vêm aumentando seu consumo de café especial tanto no Brasil quanto no mundo”, explicou.
CNA debate projetos prioritários para a cadeia do leite
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (25), de uma reunião com a diretoria da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) para debater a análise e definição de projetos prioritários para a cadeia produtiva de lácteos.
Durante o encontro, na Câmara dos Deputados, a CNA defendeu a aprovação de projetos de lei estratégicos para o setor, como o PL 5925/2019, que desonera as rações e suplementos minerais para alimentação de bovinos da incidência do PIS/Pasep e da Cofins, para contribuir com a redução dos custos dos produtores.
Outro projeto de lei citado foi o 952/2019, que combate a importação desleal de leite, estabelecendo regras quanto ao prazo de validade mínima para o leite em pó importado.
“Nós somos favoráveis ao livre comércio, buscando abertura de mercados para os produtos brasileiros, mas é necessário disciplinar as importações de lácteos no Brasil e controlar possíveis oscilações predatórias de preço ao mercado nacional, como forma de garantir a segurança dos nossos produtores”, explicou o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi.
Na reunião, a presidente da FPPL, deputada Ana Paula Leão (PP-MG), informou que se reuniu com alguns secretários do Ministério da Agricultura para discutir a necessidade de melhorias na aplicação de recursos do programa Mais Leite Saudável para garantir assistência técnica qualificada aos produtores.
Ana Paula também falou sobre o resultado do questionário desenvolvido pela FPPL para definir o perfil dos produtores de leite do país. Até o momento, a pesquisa conta com 220 participações.
Mapa participa da maior feira de inovação em alimentos da América do Norte
Com o objetivo de incentivar a realização de negócios e a abertura de novas fronteiras para o agronegócio brasileiro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promoveu a Missão Comercial ao Canadá, por ocasião da Feira SIAL Canada 2023, que ocorreu nos dias 9 a 11 de maio, em Toronto, no Canadá.
Há aproximadamente 15 anos, a SIAL Canada é um evento “business to business”. A feira é considerada o maior showcase internacional de serviços e indústrias alimentícias do Canadá. A edição deste ano reuniu mais de 1.000 expositores nacionais e internacionais de 50 países e, ainda, recebeu mais de 20.000 visitantes profissionais do Canadá, Estados Unidos e de outros 60 países estrangeiros que tiveram a oportunidade de descobrir novidades, tendências e inovações de todo o mundo.
Pavilhão Brasil
Os 22 empreendimentos brasileiros selecionados para expor no Pavilhão Brasil contaram com estrutura completa para preparação e exposição de produtos, apoio de recepcionistas bilíngues, confecção de catálogo institucional, além de apoio técnico da equipe do ministério e da Embaixada do Brasil no Canadá para reunião com os potenciais compradores.
Entre os produtos brasileiros expostos no SIAL Canada 2023, destacam-se: arroz, açaí, mel, própolis, óleos, extratos vegetais, café, pão de queijo, balas, confeitos, pimentas e castanhas.
De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa (SCRI), o Pavilhão Brasil movimentou US$ 2,5 milhões em negócios realizados durante os três dias de evento. A expectativa dos expositores é de comercializar US$ 20 milhões nos próximos 12 meses.
Fonte: CNA / FAEMG/ NOTÍCIAS AGRICOLAS / CCCMG