Os alunos do Curso de Agronegócio, realizado pelo Sindicato Rural de Caxambu, SENAR/FAEMG e com o apoio da Prefeitura, participaram de uma visita técnica no Sítio Águas Claras Serra dos Garcias em Aiuruoca Minas Gerais, que produz um azeite especial, de alta qualidade.
Acompanhados pelo instrutor e Engenheiro Agrônomo José Carlos Ematne, todos conheceram um pouco sobre o cultivo das oliveiras e detalhes de como é a produção do azeite.
As visitas técnicas são importantes para os estudantes, pois apresenta o dia a dia rural, como são as produções entre outras lições que só a prática demonstra.
Em suas redes sociais, os proprietários do Sítio Águas Claras Serra dos Garcias agradeceram a visita e destacaram que foi um dia importante, de troca de conhecimentos.
O Azeite Serra dos Garcias é produzido a partir de uma plantação formada por 3.300 árvores de oliveiras das espécies Arbosana, Arbequina (ambas da Espanha) e Koroneiki (Grécia).
Todo o local é adequado para uma produção controlada, garantindo assim o tempo ideal entre o momento da colheita e a extração do óleo já que, para o azeite, frescor e juventude são determinantes no padrão de qualidade.
O cultivo das oliveiras é na Serra da Mantiqueira, a 1.400 metros de altitude, em Aiuruoca. As azeitonas são colhidas manualmente e em menos de quatro horas já estão preparadas para a extração do azeite.