Os alunos do Curso Técnico em Agronegócio, promovido pelo Sindicato Rural de Caxambu e Senar MG, visitaram no sábado (1) a fazenda Santa Rita do grupo JFA em Carmo de Minas. A turma foi acompanhada pelo Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Rafael e pelo instrutor José Esaú dos Santos Junior. A propriedade é bem diversificada e atuante nas atividades de bovinocultura de leite e corte, cafeicultura, produção de grãos (milho, soja e feijão) numa área de 2.000 hectares.
-“Muito importante essa relação dos alunos do curso técnico em Agronegocios com campo. Nessa visita de campo pudemos mostrar a eles as realidades do agro brasileiro, ver as tecnologias que são empregadas na atividade, e as principais dificuldades enfrentadas pelos nossos produtores. É de suma importância para os alunos verem a diversidade que nosso agro possui e além disso, a preocupação que nossos produtores têm com sustentabilidade ambiental da atividade, pois muitas vezes os produtores são taxados de destruidores da natureza que não preservam o meio ambiente. Mas no campo a realidade é outra, como podemos ver na visita realizada a campo, uma propriedade altamente produtiva em vários seguimentos e altamente sustentável (usina fotovoltaica, separador de desejos dos animais, áreas com mais de 20% de preservação ambiental)” – explicou o instrutor José Esaú dos Santos Junior.
O interessante desta visita está no fato do empreendimento possuir também um grande número de maquinários modernos e estação geradora de energia solar, além da futura construção de um biodigestor. O grupo foi recebido pelo Engenheiro Agrônomo Danillo Ribeiro de Souza, responsável pelo empreendimento, que acompanhou a visitação.
“É de grande valia a formação de mão de obra especializada pois o agronegócio brasileiro é um exemplo de modernidade. Tanto nas partes gerênciais, técnicas, organizacionais e produtivas. Necessitando de pessoas preparadas para tal” – afirmou Danillo Ribeiro de Souza.
Para os alunos, mais uma oportunidade de ver na prática o que o curso de agronegócio mostra em suas aulas e entender um pouco o funcionamento de um empreendimento deste porte
-“Pudemos identificar que é possível sim, a conciliação de várias produções agrícolas em uma só propriedade e ver que através de um bom planejamento e organização, é possível ter bons resultados. Identificamos um sistema sustentável e rentável que vimos durante o curso, que foi a ILPF (integração lavoura, pecuária e floresta), um sistema de manejo muito importante nos dias de hoje, que busca mais sustentabilidade e lucratividade” – afirmou o aluno Alisson Rocha Maciel.
O Sindicato Rural de Caxambu atua para ações como esta, que valorizam o meio rural e reforçam o trabalho que a entidade vem realizando para o desenvolvimento do agronegócio em Caxambu e região. -“A visita foi muito positiva para o enriquecimento da formação dos alunos e ficamos muito gratos com a recepção dos colaboradores da fazenda” – finalizou o Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Rafael.