Grande parte do setor do agronegócio acredita que finalmente o texto completo do novo Código Florestal deve ser aprovado. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, dia 18, a Medida Provisória (MP). A preocupação agora é com o que ocorrerá após a votação no Senado Federal.
Na opinião do advogado Antônio Sodré, os produtores rurais não precisam se preocupar com recuperação de área nesse primeiro momento. O novo Código Florestal é apenas a lei, ou seja, um texto onde estão descritas as regras de um projeto maior do governo brasileiro, que é o Plano de Regularização Ambiental (PRA).
Após a aprovação do texto, o governo vai ter 180 dias para implantar esse plano, e aí sim devem começar as atividades práticas. No primeiro momento deve ser feito o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), em que todas as propriedades serão mapeadas. Somente depois de serem cadastrados é que os produtores vão receber uma lista com as adequações, quando essas forem necessárias. Aí então entra em prática o PRA, para regularizar a agricultura brasileira.
Embora todo esse processo exija sim mudanças nas propriedades, Rodrigo Lima acredita que o texto do novo Código não deve causar muitos prejuízos para a agricultura brasileira.
Fonte: RuralBR