Evento está programado para ocorrer de 15 a 18 de julho, em Juiz de Fora.
A 30ª edição do Congresso Nacional de Laticínios, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes, que será realizada entre os dias 15 a 18 de julho, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, terá novidades: foi criado um novo espaço para transferência e difusão de tecnologias aos visitantes da Expomaq, o Circuito de Palestras Técnicas sobre Insumos, Equipamentos e Técnicas para Produção de Lácteos.
A edição deste ano contará com a participação da miniusina de laticínios Via Láctea. O Congresso Nacional de Laticínios, realizado no Expominas de Juiz de Fora e nas dependências do Instituto Cândido Tostes, é o maior evento do Brasil em difusão de tecnologias sobre leite e derivados, além de referência na América Latina como fórum para apresentação de pesquisas e desenvolvimento de lácteos.
A partir deste ano o congresso científico do congresso será bienal. “Essa é uma nova proposta da Epamig, discutida e aprovada em conjunto com os pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes. Dessa forma, neste ano não será realizada a parte científica do Congresso Nacional de Laticínios. A próxima edição está marcada para 2014”, diz o diretor do evento, Plínio Soares.
“Estamos seguindo tendência da sociedade científica, em diversas áreas do conhecimento, que realizam seus congressos a cada dois anos. Percebemos que quando realizamos um congresso a cada ano a possibilidade de serem apresentadas novidades e avanços na área do conhecimento em leite e derivados é bem menor, pois a freqüência anual não favorece a qualidade do evento. Outro ponto importante é que essa mudança vai favorecer planejamento melhor para termos um congresso mais bem elaborado”, explica Soares.
Circuito – Foi aprovada ainda a criação do “Circuito de palestras técnicas sobre insumos, equipamentos e técnicas para produção de lácteos”, um novo espaço para transferência e difusão de tecnologias aos visitantes da 41ª Expomaq, que também será realizada bienalmente, tendo a primeira edição no congresso deste ano, ou seja, será realizada nos anos em que não houver o congresso científico.
Segundo o diretor Plínio Soares, nesse novo espaço estarão presentes, além da Epamig, expositores e instituições parceiras, voltados para o desenvolvimento tecnológico do setor de leite e derivados. “Será mais uma oportunidade para eles apresentarem suas novidades”, informa.
Fonte: Diário do Comércio