Tecnologias para produção de milho, soja, arroz e feijão foram apresentadas no dia de campo “Grandes Culturas”, na Fazenda Experimental da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) em Lambari, no Sul de Minas. Durante as dinâmicas de campo, os participantes conheceram dicas de como se obter sucesso com o cultivo de várias culturas.
Segundo o pesquisador da Epamig, Fábio Aurélio Martins, o objetivo do evento foi incentivar o plantio de sementes mais adaptadas à região, além de mostrar alternativas para a cultura da soja, que tem sido cultivada com o objetivo de atender a indústria de ração. “Nas últimas safras houve um aumento do cultivo de grãos no Sul de Minas. Estamos desenvolvendo estudos de rotação de culturas, como arroz de ciclo precoce em sucessão à cultura da soja, dentre outras”, explica.
No evento foram apresentadas cultivares como opção de plantio. As cultivares de feijão, soja e arroz são resultantes de vários anos de pesquisas do Programa de Melhoramento Genético, conduzido pela Epamig, UFLA (Universidade Federal de Lavras), Embrapa e Fundação Triângulo.
As cultivares de soja, por exemplo, foram beneficiadas, embaladas e já estão sendo comercializadas em supermercados do município de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Degustações da soja marrom, preparada com feijão, e da amarela, preparada como salada, foram realizadas em diversos eventos na região, com o objetivo de se verificar a aceitação do produto no mercado local.
Fonte: Minas Gerais