A entrega do Certificado de Procedência de Café da Região da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais foi realizada em Carmos de Minas no dia 2 de dezembro. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Elmiro Alves do Nascimento, prefeitos, Deputados entre outras autoridades da região.
Caxambu faz parte do grupo de cidades que receberam a certificação. O presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Kamp esteve na cerimônia.
Eduardo Kamp, a esquerda, com comitiva de Caxambu, junto ao Secretário de Obras do Governo de Minas Deputado Carlos Melles
Logo após a entrega dos certificados e os convidados fizeram o uso da palavra. O evento contou ainda com uma palestra de Jacques Pereira Carneiro – Membro do Conselho Regulador da indicação de Procedência e foi encerrada com um coquetel a todos os participantes.
A certificação se traduz em proteção do produto, valor agregado, e reconhecimento e desenvolvimento sustentável da microrregião, avalia o presidente da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira (Aprocam), Hélcio Carneiro Pinto.
A Microrregião congrega 22 municípios. São cerca de oito mil produtores, sendo 82% agricultores familiares, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). A produção anual é de pouco mais de 1 milhão de sacas de café plantados em 50 mil hectares. A cultura da bebida gera aproximadamente 150 mil empregos diretos e indiretos. Os grãos produzidos são vendidos, principalmente para o mercado externo, como Japão, Estados Unidos e Europa.
Foto: Feliciano Lopes
Com informações da Prefeitura de Carmo de Minas