Nesta sexta-feira (6), data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), órgão vinculado àSecretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), completa 65 anos de fundação.
Nesse tempo, a instituição tem trabalhado para promover o desenvolvimento sustentável e assegurar a qualidade de vida dos mineiros e mineiras. Além disso, buscando melhorar ainda mais o serviço prestado, a Emater-MG tem investido na qualidade de atendimento e na modernização de sua gestão.
Em celebração ao aniversário da instituição, foi preparada uma extensa programação, que inclui uma reunião da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a realização de uma Mostra da Extensão Rural, além da entrega de insumos do programa estadual Minas Sem Fome e uma homenagem à Empresa feita pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Os eventos realizados são promovidos pela Asbraer e executados pela Emater-MG em parceria com o Sistema Ocemg, Senar, CaféBrasil, Cooxupé, Cooparaíso, Cooperrita, Furnas, Caixa Econômica Federal, Fetaemg e Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Para valorizar os esforços da equipe que integra a sua história, a Empresa preparou também uma homenagem aos funcionários com 40 e 50 anos de serviço. A solenidade, com início às 15h, será realizada no auditório Juscelino Kubitschek, no edifício Gerais, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.
Na oportunidade, os colaboradores vão receber medalhas pela dedicação à assistência técnica e extensão rural. Também será entregue a medalha Mérito da Extensão Rural. Haverá, ainda, a premiação dos vencedores estaduais do MelhorAção, projeto criado pela Emater-MG com o intuito de valorizar as ações de melhoria desenvolvidas pelos funcionários e que obtiveram resultados significativos na rotina da Empresa. Serão agraciados os três primeiros lugares.
Encerrando a cerimônia, às 16h30, está previsto o Café Colonial. O evento abre espaço para a oferta dos mais diversos produtos da agricultura familiar, que ficarão disponíveis para a degustação dos participantes da solenidade.
Atuação
A Emater-MG está presente em 793 municípios de Minas Gerais, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar. A Empresa atua em diversas áreas, como preservação ambiental, segurança alimentar, implantação de agroindústrias, comercialização e melhoramento genético. Os extensionistas orientam dos agricultores, oferecendo todo o suporte técnico para que eles obtenham sucesso em suas atividades. A previsão é de que, em 2013, a Emater-MG atenda cerca de 400 mil agricultores familiares.
Para o presidente da Emater-MG, José Ricardo Ramos Roseno, a Empresa tem contribuído para fortalecer a assistência técnica e assegurar ainda mais qualidade no atendimento ao agricultor. “É importante intensificarmos a atuação da Empresa nas principais cadeias produtivas, como café, leite e derivados, e também investirmos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Também não podemos deixar de valorizar a sustentabilidade, de forma a promover a assistência técnica e extensão rural levando em conta as necessidades das gerações atuais e a capacidade de atender as futuras gerações”, afirma.
Modernização
A Emater-MG tem investido no aprimoramento dos seus processos de gestão, qualificando suas atividades e buscando capacitar e valorizar seus funcionários. Em 2013, ocorreu a revisão do planejamento estratégico da Empresa. Por meio deste, são criados programas, ações e objetivos a serem realizados em longo prazo. O planejamento estratégico dá um direcionamento claro à empresa e a mantém alinhada com as orientações do Governo de Minas. Para a revisão, foi promovido uma amplo debate entre os funcionários da Empresa. As metas e ações definidas serão executadas a partir de 2014.
De acordo com Roseno, o planejamento estratégico irá ajudar a levar assistência técnica de qualidade a todos os municípios mineiros. “O compromisso da Emater–MG é tornar Minas o melhor Estado para se viver, com prosperidade, qualidade de vida, cidadania e sustentabilidade”, reforça o presidente.
Boas experiências
Os principais indicadores dos resultados da Emater-MG podem ser conferidos em programas, como o Certifica Minas Café, Minas Leite, Minas Sem Fome e o Projeto de Adequação Socioeconômica e Ambiental das Propriedades Rurais.
Iniciado em 2007, o Certifica Minas Café é um programa do governo estadual e executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) por meio da Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A ideia é estimular os produtores a adotarem boas práticas de produção e uma gestão moderna da propriedade para agregar valor ao café mineiro. A Emater-MG orienta os produtores sobre as adequações das propriedades candidatas ao processo de certificação. Até novembro de 2013, o Certifica Minas Café atingiu a marca de 1.634 propriedades cafeeiras certificadas e 2.137 cadastradas.
O Minas Leite, lançado em 2005 pelo governo do Estado, tem o objetivo de modernizar a cadeia produtiva do leite e agregar valor ao produto. Por meio do programa, os produtores aprendem a maneira correta de produzir leite de qualidade e fazer uma gestão eficiente da propriedade. O programa é coordenado pela Seapa e executado pela Emater–MG. Até novembro de 2013, o Minas Leite cadastrou 1.159 propriedades em 395 municípios.
“Este trabalho de décadas desenvolvido pela Emater-MG é fundamental para o sucesso das ações do Estado junto ao produtor rural, principalmente ao agricultor familiar. Buscamos garantir a sustentabilidade da atividade no campo, com benefícios econômicos e sociais”, observa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.
Agência Minas