O Sindicato Rural de Caxambu e o SENAR MG finalizaram esta semana mais dois importantes cursos, realizados em parceria com a Prefeitura de Caxambu. Um deles foi o “Curso Básico de Cuidador de Idosos”, uma demanda importante que sempre abre perspectivas de empregabilidade. Os participantes receberam orientações sobre os cuidados básicos necessários para manutenção da saúde e promoção do bem-estar do idoso. Aprenderam ainda sobre o processo do envelhecimento; alterações e atributos do cuidador; adaptações do ambiente e da mobília; estímulos corporais, sensoriais e sociais; medicação e vacinação; entre outros habilidades e cuidados para com a pessoa idosa.
Outro curso foi o de “Práticas de Primeiros Socorros nas Escolas, uma demanda direta da Prefeitura ao Sindicato Rural, que por meio do SENAR MG pôde atender ao pedido e promover o mesmo de forma gratuíta. O objetivo deste treinamento é preparar os profissionais da área de educação para adotar práticas de primeiros socorros em situações de urgência e emergência, dentro das escolas. No curso, do qual participaram profissionais da rede municipal de educação, foram ensinadas manobras que podem ser usadas em situações de primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar, como desmaio, convulsão e engasgo. O treinamento atende à lei 13.722/2018, mais conhecida como Lei Lucas, que exige que em todas as escolas do Brasil tenham professores e funcionários capacitados em primeiros socorros.
-“É importante enfatizar a iniciativa do Sindicato Rural e do SENAR MG, com o apoio da Prefeitura na execução destes e de muitos outros cursos que vem sendo realizados. Todos atendem prioridades para a nossa sociedade. Inclusive este de primeiros socorros nas escolas, de caráter obrigatório em Lei o qual o SENAR e o SINDICATO conseguiram trazer para o Município gratuitamente” – lembra o Presidente do Sindicato Rural de Caxambu Eduardo Pereira de Castilho Rafael que visitou as turmas nesta sexta-feira (12) no encerramento dos cursos.
Ações como estas promovidas pelo Sindicato rural de Caxambu, com o SENAR MG valorizam a contribuição do homem do campo e do meio rural em demandas importantes e que contribuem para o avanço de nossa sociedade.