O curso de Vaqueiro realizado entre os dias 7 e 10 de agosto, confirma o sucesso da parceria entre o Sindicato Rural de Caxambu com o SENAR/MG e apoio da Prefeitura, sempre com o objetivo de qualificar o homem e a mulher do campo em diversas atividades profissionais. Esse treinamento é um pré-requisito para o curso de Inseminação Artificial de Bovinos que será realizado nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto.
Desta vez as aulas aconteceram na Fazenda Santa Maria/Tabapuã Onda Verde-MG, parceria essencial para a promoção e qualidade do curso.
De propriedade de Miguel Carvalho Dias e Cristiane Guimarães Carvalho Dias, associados do Sindicato Rural de Caxambu, o local é um criatório tradicional de gado Tabapuã PO que está na quinta geração da família.
-“Temos a satisfação muito grande em ofertar cursos importantes para a qualificação dos trabalhadores do meio rural e muita gratidão ao sr. Miguel e a sra. Cristiane, proprietários da Fazenda Santa Maria, por manterem essa parceria com o nosso Sindicato e por receberem os alunos de forma tão acolhedora” – afirmou Eduardo Rafael Presidente do Sindicato Rural de Caxambu.
Durante os quatro dias de curso os participantes puderam realizar diversas práticas nas instalações da propriedade. –“Foi disponibilizada toda a infraestrutura de ponta na fazenda para que todos pudessem aproveitar ao máximo os ensinamentos passados pelo Professor Médico Veterinário Peter Bitencourt” – lembrou o Presidente do Sindicato Rural.
Para os proprietários da fazenda, receber os participantes do curso foi também um momento especial.
-“Nós do Tabapuã da Onda Verde – MG, ficamos felizes em proporcionar junto ao SENAR, o local para realização dos cursos, o de Vaqueiro realizado agora e posteriormente o que será promovido, de Inseminação Artificial. Acreditamos que a profissionalização só será possível, através da capacitação dos funcionários e com auxílio essencial do SENAR e Sindicato Rural de Caxambu. Ficamos impressionados com a qualidade do curso prestado na fazenda” – afirmaram Miguel de Carvalho Dias Sobrinho que é Zootecnista e sua esposa Cristiane Guimarães de Carvalho Dias, Engenheira Agrônoma, proprietários da fazenda.
O instrutor, professor e médico veterinário Peter Bitencourt destacou a importância do curso do SENAR que aborda e treina os profissionais que atuam com bovinos de corte na realização de práticas adequadas de manejo. –“Esse conjunto de procedimentos devem ser realizados de forma a assegurar as boas práticas agropecuárias. Assim, os participantes são treinados na realização de procedimentos que envolvem desde a administração de medicamentos, práticas sanitárias para prevenção de doenças e formas adequadas de contenção dos animais, sempre assegurando a segurança, higiene e bem-estar dos animais” – explicou o médico veterinário e instrutor do SENAR.
Veja abaixo depoimentos de alguns dos alunos que participaram do curso:
Gostei muito de ter participado do curso. O novo aprendizado vai me ajudar no dia a dia, a preparar os medicamentos corretos e o cuidado com os animais. Foi muito importante. Agradeço a todos pela oportunidade! (José Antônio)
Gostei muito, aprendi e vi que praticava alguns erros com falhas de higienizar locais para injeções, entre outros. Aprendi a utilizar a fita de pesar que vai me ajudar muito no meu manejo e na hora de vender. E estou aguardando o próximo curso! (Tiago Santos)